01/06/2011 - 21:00
O Brasil concorreu com 182 trabalhos inscritos por 42 países. Uma das três ações agraciadas no prêmio, instituído matriz, nos Estados Unidos, foi pela campanha que convidou consumidores a criarem a nova embalagem de Sprite. Mais de quatro milhões de consumidores participaram da ação. A Coca-Cola Brasil também ganhou o “Best in Show”, uma espécie de Oscar interno para o marketing da marca. “O que encantou e fez a diferença a nosso favor foi a integração entre o marketing, a área de vendas e a participação dos nossos 16 fabricantes aqui no Brasil”,disse Ana Paula Castello Branco, diretora de comunicação integrada de marketing da Coca-Cola Brasil.
Agências
Amigos para siempre
Mário D’Andrea, ex-presidente da agência JWT, está se unindo a Fischer+Fala, agência de Eduardo Fischer. Da união surge a Fischer & Friends. D’Andrea passa a dar expediente na nova agência em junho no cargo de chefe de criação da nova unidade, além de dividir o comando do negócio com o também sócio Antonio Fadiga. “Terei, pela primeira vez, a oportunidade de participar de todas as decisões estratégicas na condição de sócio, em uma estrutura que proporciona autonomia e agilidade”, diz D’Andrea.
Licenciamento
Hello Kitty com grife
A simpática bonequinha Hello Kitty acaba de ganhar uma estilista própria. A Sanrio, dona da marca, assinou contrato de licenciamento com a estilista Fernanda Yamamoto, que criará estampas inspiradas na personagem. As primeiras peças serão apresentadas na semana da moda de São Paulo, dia 18 de junho. A Hello Kitty já estampa brinquedos, malas, acessórios e marcas de roupa. Fernanda, aliás, faz questão de dizer que é fã da boneca desde criança.
Estratégia
A impressora da Danone
A Danone arrumou uma forma diferente de divulgar seu leite fermentado: está distribuindo torradeiras que imprimem o seguinte aviso no pão: “Já tomou seu Actimel hoje?” A ação começa em São Paulo com a distribuição de 20 torradeiras/impressoras, mas a ideia é levar esse verdadeiro outdoor particular para o Rio de Janeiro, Santos, Santo André e Blumenau. A ideia saiu da cabeça do pessoal da Wunderman, agência de interatividade do Grupo Newcomm.
Bate-papo
Fernando Martins, vice-presidente de marca e marketing do Santander
Pela primeira vez o Santander vai usar o chamado “beetag” em uma campanha publicitária. Fernando Martins, vice-presidente de marketing do banco explica como funciona a novidade.
O que é exatamente o “beetag”?
É um espécie de leitor ótico. Na campanha impressa vai um selo, uma espécie de campo com um código de barras. O cliente fotografa esse selo com seu celular e é remetido ao desdobramento da campanha no celular.
Qual é o maior desafio, hoje, na comunicação de um setor tão concentrado?
Ser relevante para seu público. Não basta apresentar uma nova campanha, um novo slogan. É preciso fazer diferença para o consumidor. O grande desafio da propaganda e do marketing, em geral, é ter conteúdo crível.
E, por falar em crível, os times de futebol brasileiros deixaram vocês a pé este ano na Libertadores, não?
Nem me fale. O Santander é o principal patrocinador da competição e só sobrou o Santos (graças a Deus, porque eu sou santista). Mas o desempenho dos brasileiros foi tão sofrível que resolvemos patrocinar a Copa América, agora em junho, na Argentina, como forma de compensar a campanha brasileira na Libertadores.
com Erica Pólo