30/08/2021 - 2:27
A gravidez é conhecida por colocar stress em muitas partes do corpo, incluindo o coração, pulmões e articulações. Mas pouca pesquisa foi feita para avaliar os efeitos a longo prazo da gravidez na aptidão física das pessoas.
David DeGroot, do Hospital Comunitário do Exército Martin, na Geórgia, estudou o impacto da gravidez na condição física de 460 mulheres que engravidaram enquanto estavam no exército. Os resultados estão publicados na revista Plos One.
Antes de engravidarem, as mulheres tinham elevados níveis de aptidão física como requisito para serem soldados ativos. Continuaram o treino físico modificado durante a gravidez e a maioria regressou ao treino regular até 12 semanas após o parto.
+ Estudo associa dieta mediterrânea à melhora da disfunção erétil
Mesmo com este treino dedicado, muitas das mulheres tiveram dificuldade em recuperar a sua aptidão física.
Um ano após o parto, apenas 30% conseguiram obter a mesma pontuação que tinham antes da gravidez no Teste de Aptidão Física do Exército dos EUA. O teste envolve abdominais, flexões e uma corrida cronometrada de 3,2 quilômetros.
No entanto, três anos após o parto, 75% dos resultados de pré-gravidez correspondiam às suas pontuações.
As capacidades de abdominais e os tempos de corrida das soldados foram os que mais diminuíram. “Para flexões, é relativamente fácil reciclar os ombros e os peitorais, mas os abdominais são mais difíceis porque os músculos abdominais são realmente esticados durante a gravidez”. Pode demorar muito tempo para que eles voltem a ser como eram antes.
Os tempos de corrida das mulheres provavelmente pioraram porque leva algum tempo a perder o excesso de peso durante a gravidez. As mulheres normalmente pesavam 2 quilos extras seis meses após o parto, quando comparado o peso antes da gravidez.
Na população em geral, fatores como a falta de tempo para fazer exercício, pouco sono e a baixa autoestima também são encontrados na dificuldade de recuperação da forma física das novas mães, observam os autores do estudo.
Ficar em forma antes de engravidar e manter-se ativa durante a gravidez ajuda as mulheres a recuperar a forma física mais rapidamente após o nascimento dos seus bebês, diz os autores.
É aconselhado fazer até 5 horas de exercício de intensidade moderada ou 2,5 horas de atividade de intensidade vigorosa por semana. Adicionando exercícios regulares de fortalecimento muscular durante o máximo de tempo possível enquanto estiver grávida.
“As mulheres por vezes preocupam-se que exercícios intensos possam prejudicar o seu bebê. Mas descobrimos que basicamente podem continuar fazendo tudo o que quiserem, desde que seja confortável”.