Ele é descrito como o mais versátil na história da aviação civil. Decola e pousa como um helicóptero e voa como um avião. Mas não é nem uma coisa, nem outra. O BA609, promissora sensação dos principais eventos da indústria aeronáutica, é um ?tiltrotor?. Em outras palavras: é um tipo de aeronave que possui rotores basculantes capazes de inclinar-se na vertical quando decola e na horizontal quando voa. Fruto de uma parceria entre a americana Bell Helicopter, uma das maiores fabricantes de helicóptero do mundo, e da italiana Agusta, conhecida como a Ferrari dos ares, ele já rende bons resultados para ambas as empresas. Antes mesmo de ser lançado, pronto para ganhar a autorização para voar em 2008, já existem mais de 70 encomendas. Cabe ressaltar que cada unidade custa, em média, US$ 10 milhões. ?Há muito que se procura as melhores qualidades de um helicóptero combinadas com as principais características de um avião?, diz Ernesto Klotzel, especialista em aviação. Ao que parece, esse casamento de estilos foi consumado. ?Sem dúvida, é uma tecnologia que vai revolucionar o mercado de aviação civil?, diz Klotzel.

O BA609 não é o primeiro avião a voar dessa maneira. A própria Bell, em conjunto com a Boeing, fabrica o V22, uma versão militar, com espaço para 24 pessoas, usada pelo exército dos Estados Unidos para fazer o transporte de fuzileiros. O exemplar civil, por sua vez, é menor. Além dos dois pilotos, há espaço para nove pessoas com cerca de 13 metros de comprimento. Essa é a vantagem do BA609. Como alcança 580 km/h, o dobro de um helicóptero, com autonomia de vôo de 1,8 mil quilômetros, que não exige pista para decolar e pousar, é uma boa opção para a aviação executiva. ?Ele é ideal para fazendeiros, para hospitais e para a indústria petrolífera no transporte de funcionários para as plataformas de petróleo?, diz Túlio Brandão, diretor de vendas de helicópteros da TAM, a representante da Bell no Brasil. ?Já tivemos quatro encomendas mas vamos iniciar as vendas só em 2007?.

US$ 10 milhões é quanto custará cada exemplar do BA609. Ele tem 13 metros de comprimento, autonomia de vôo de 1,8 mil quilômetros e atinge uma velocidade de 580 km/h.