Uma das franquias mais icônicas da indústria de videogames em breve terá uma aparência muito diferente. A Electronic Arts e sua subsidiária EA Sports encerrarão uma parceria de três décadas com a FIFA – órgão global do futebol – anunciou a empresa de jogos na terça-feira. A partir do próximo ano, a imensamente popular franquia de videogames FIFA será conhecida como “EA SPORTS FC”.

“Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades – para inovar, criar e evoluir”, disse Cam Weber, vice-presidente executivo e gerente geral do grupo EA Sports & Racing, em comunicado. “O EA SPORTS FC nos permitirá realizar esse futuro e muito mais… mas não antes de entregarmos nosso jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nome, a FIFA, por mais um ano”, acrescentou.
A EA ainda manterá a maioria das semelhanças de times e jogadores que tornaram seu jogo tão popular, graças a acordos de licença separados com ligas globais de futebol na Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e a federação europeia de futebol UEFA.
As ações da Electronic Arts (EA) ficaram essencialmente estáveis ​​após as notícias.
A FIFA disse em comunicado que concedeu à EA uma extensão de um ano para lançar o videogame FIFA 23 ainda este ano, que contará com as próximas Copas do Mundo masculinas e femininas que a FIFA organiza. Mas o corpo governante agora procurará desenvolver novos jogos com “estúdios e editores de terceiros” nos próximos dois anos e está em negociações para um “novo grande” jogo da FIFA em 2024.
“Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado. “FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante – a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor.”
Embora a EA Sports possua várias outras franquias populares de esportes de videogame, incluindo Madden (futebol americano), NHL (hóquei), PGA tour (golfe) e Fórmula 1 (corrida), a empresa diz que a FIFA é de longe sua maior lucrativa.
“A FIFA é nosso maior e mais popular jogo e franquia”, disse a empresa em seu último relatório anual do ano passado. “A receita de nossa franquia FIFA, incluindo o console anualizado e o jogo para PC, que é consistentemente um dos jogos mais vendidos no mercado… é material para nossos negócios e continuará sendo.”