Maior evento de economia criativa do mundo, o South by Southwest (SXSW 2022), em Austin, Texas (EUA), terá uma forte presença brasileira. Ou melhor, paulista. O festival voltado para discutir e apresentar tendências nas áreas de cinema, música, tecnologia e inovação receberá dez empreendedores da economia criativa de São Paulo graças à Creative SP. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a agência estadual de fomento InvestSP e a secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado. O programa, que visa a internacionalização de empresas paulistas que atuam no segmento, irá destinar R$ 5,5 milhões a um total de dez missões este ano.

Sérgio Sá Leitão
Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo (Crédito:Joca Duarte)

“A partir da minha experiência no Ministério da Cultura, em eventos que tiveram a cooperação da Apex, eu vi que alem de viabilizar a presença de empresas brasileiras é importante criar espaços de visibilidade”, afirmou à DINHEIRO o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo Sérgio Sá Leitão. “Conversando com os organizadores da SXSW percebemos que daria para criar um evento dentro da programação oficial, que chamados de SP Day. É uma maneira de mostrar que São Paulo está presente de forma séria, com  quatro mesas de discussão e o Lounge SP, que poderá ser usado por todas as empresas selecionadas no programa”, disse. Além do secretário de Cultura e Economia Criativa, as mesas terão a presença de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado. O SP Day será na próxima terça-feira (15).

Segundo Sá Leitão, o foco da missão na SXSW, assim como o das outras ao longo deste ano, está baseado em três pilares fundamentais. O primeiro é garantir oportunidade para a expansão da atuação das empresas para o mercado externo, com possibilidade de importar e exportar produtos e serviços. O segundo, catalisar investimentos para os diversos segmentos culturais e criativos de São Paulo. E, por fim, contribuir para a consolidação internacional da imagem do Estado como polo de excelência e diversidade no setor. “Continuaremos acompanhando as empresas selecionadas, que irão apresentar um relatório apos a missão, outro em seis meses e um terceiro em um ano. O que esperamos com isso é aumentar a capacidade dessas empresas de atuar no mercado internacional”, afirmou Leitão.

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A economia criativa responde por cerca de 3,9% do PIB paulista, reúne 150 mil empresas, gera 1,5 milhão de empregos e movimenta US$ 20 bilhões por ano no estado. Um dos representantes dessa potência no SP Day será o criador de conteúdo e empresário do ramo do entretenimento Konrad Dantas, o KondZilla, responsável pelo maior canal do YouTube da América Latina, o Canal KondZilla, com 65 milhões de inscritos. Outros palestrantes e debatedores já confirmados são: Adriana Barbosa (Feira Preta), Alex Allard (Cidade Matarazzo), Roberto Fabri (Omelete), Marilia Bonas (Museu da Língua Portuguesa) e Marcello Dantas (Museu das Favelas e Museu das Culturas Indígenas).

Entre as dez empresas selecionadas estão a produtora musical Amplifica, a O2, produtora e distribuidora de audiovisual e o marketplace de NFTs musicais Phonogram.me. Elas passaram por um processo seletivo que recebeu 152 inscrições e receberam capacitação específica para que possam tirar o maior proveito possível do evento. A ideia é abrir portas para as empresas paulistas no mercado internacional e atrair investimento estrangeiro para São Paulo. O próximo evento que terá participação da Creative SP será o Festival de Cinema de Cannes, na França, em maio. Os Festivais de Cinema de Miami e de Nova York e a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, também fazem parte do programa deste ano.