A Ecorodovias venceu o leilão da Nova Raposo nesta quinta-feira, 28, em São Paulo, com um lance de R$ 2.190.800.000. O leilão aconteceu na B3 e teve a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A companhia venceu três concorrentes: Via Appia, a CCR e a EPR.

O lote, com extensão de 92 km, deve receber investimento total de R$ 7,9 bilhões em 30 anos, prazo da concessão. Cerca de 80% do valor serão investidos nos primeiros sete anos do contrato. O trecho abrange 10 cidades da região metropolitana. 

A rodovia vai ganhar cinco novos pedágios do sistema free flow (sem cabines) entre a capital e Cotia. Hoje, o trecho é duplicado e não tem pedágio. Outros cinco novos pedágios estão previstos em toda a concessão. De acordo com o Governo do Estado, a redução no preço dos pedágios será em média de 28% em 2025. 

No trecho de chegada à capital, esta é a rodovia estadual com maior número de acidentes e mortes no Estado. São dois acidentes por dia em média, no trecho entre São Paulo e Cotia, segundo dados do InfoSiga. Entre 2022 e 2023, foram registrados 56,2 sinistros por quilômetro e 50 óbitos.

Outra das melhorias será acesso a internet grátis nos 92 km concedidos.

A EcoRodovias tinha perdido para a CCR no leilão da  Rota Sorocabana, realizado em outubro. Desta vez a EcoRodovias não deu chances para a concorrência ao oferecer outorga de quase o dobro do segundo colocado, a EPR.

“A outorga ofertada, inclusive supera aquela vencedora da licitação anterior. A Nova Raposo é um projeto mais complexo do que é a Rota Sorocabana, dadas as necessidades de desapropriações e obras que readéquam parte do fluxo urbano que se sobrepõe aos trechos rodoviários. O fato do volume de obras ser expressivo, sobretudo se consideramos que se trata de um trecho relativamente curto, dá margem para o desenvolvimento de estratégias e modelos distintos de serem mais eficientes e formarem ofertas de preços agressivos”, avaliou Frederico Ribeiro, sócio da consultoria Radar PPP.

Como ficam os preços dos pedágios com a nova concessão

A Ecorodovias vai cobrar pedágio nos valores entre R$ 0,64 e R$ 4,84 em toda a malha concedida.

– Nos cinco pórticos da Raposo entre São Paulo e Cotia, os valores variam de R$ 0,64 a R$ 1,54. Três deles vão ficar na capital e dois em Cotia: o primeiro será no km 11,9, depois km 15,1, 19,8, 24,7 e o último no km 29.

– Outros três pórticos serão instalados na Estrada da Roselândia (SP-029), de Itapevi a Cotia, e na Estrada Embu-Cotia, com valores entre R$ 0,75 e R$ 2,44. Antes administradas pelo DER, essas rodovias entraram na concessão. Os pedágios na SP-029 serão nos km 32,5 e 43,7. Na Estrada Embu-Cotia, a posição ainda não está definida.

– Na Castello Branco, onde hoje operam três pedágios entre Araçariguama e São Paulo, passarão a ser cinco – Araçariguama, Itapevi, Carapicuíba, Barueri e Osasco -, com tarifas de R$ 1,59 a R$ 4,84. O pedágio de Itapevi, que já existe e cobra tarifa só no sentido interior, vai cobrar nos dois sentidos.