Na noite do dia 8 de agosto, o expediente foi até mais tarde no showroom da EcoSimple, tecelagem que atua apenas com fios produzidos de material reciclado. Em vez de fechar as portas às 18h, como é de costume, Claudio Rocha e Marisa Ferragutt, permaneceram até depois das 23h na casa situada no número 264 da Gabriel Monteiro da Silva, rua do sofisticado bairro do Jardim Europa, área nobre da cidade de São Paulo. E não estavam sozinhos. “Devem ter passado umas 300 pessoas por aqui”, conta Rocha, sócio-fundador da empresa especializada em revestimento.

Showroom
Os arquitetos Paulo Alves (à esq.) e Mauricio Arruda (à dir.).

Além da abertura oficial do showroom exclusivo (no anterior, situado a menos de uma quadra dali eles dividiam o espaço com outra grife), Rocha e Marisa celebravam a proeza de ter reunido, em plena SP Design Week, uma constelação de designers, grafiteiros, estilistas e decoradores em torno do universo EcoSimple. A lista é longa e inclui Alexandre Herchcovitch e Paulo Alves que assinaram algumas das coleções de estampas e motivos em tecidos feitos de fibra de PET e algodão pós-consumo.

Mas não é apenas de festa que tem vivido a tecelagem fundada em 1994, em Americana, cidade no polo industrial da região de Campinas (SP). Para buscar seu espaço numa verdadeira Terra de Gigantes, a dupla apostou na inovação e na ligação com grandes marcas daqui e do exterior: Coca-Cola Shoes, Oakley, Vert e Mr. Cat. Para elas, a EcoSimple já forneceu tecidos utilizados em calçados e acessórios. Ah, os tecidos da empresa revestem até mesmo as poltronas do novo estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O sucesso no mundo fashion começou na passarela do SP Fashion Week, em julho de 2012, quando os tecidos foram usados em roupas conceituais do estilista Alexandre Herchcovitch. Para 2017, a principal aposta de Rocha e Marisa é a parceria com o festejado artista peruano, radicado em São Paulo, Adrián Ilave, que assina a coleção Kipu, que significa livro de nó, no idioma quechua. Outro que desenhou uma linha exclusiva é o arquiteto Mauricio Arruda, que apresenta o programa Decora, da GNT.

A associação a nomes destacados do mundo das artes e da decoração é vista como vital por Rocha, para atingir a meta de elevar o faturamento em 15%, em relação ao ano passado, fechando 2017 com R$ 9 milhões. “O ano está difícil no campo econômico, mas estamos confiantes”, diz.