O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) disse que o estado vai precisar de um “plano Marshall” de investimento para reconstruir infra estruturas danificadas após as chuvas que atingiram o estado. 

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o governador reafirmou, em entrevista coletiva nesta domingo, 5, que será necessário pensar em processos, recursos e medidas extraordinárias que agilizem o atendimento às pessoas que sofreram perdas, evitando a burocracia e a demora.

“Vivemos um cenário de guerra no estado, então vamos precisar de um tratamento pós-guerra”, disse em coletiva de imprensa 

O Plano Marshall original foi um programa de ajuda dos Estados Unidos para a reconstrução econômica dos países europeus após a 2ª Guerra Mundial. 

“O grave problema que a gente tem de dívidas contraídas ao longo de tempos aqui no estado já nos dificulta a ação em tempos de normalidade. Em tempos de excepcionalidade, não vamos conseguir dar resposta, não vamos ter fôlego para responder se a gente não encaminhar determinadas soluções”, afirmou o governador, que fez menção a dívida do estado com a União, que atualmente soma R$ 3,5 bilhões e se encontra no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) desde 2022.