30/03/2023 - 18:05
Por Horacio Soria e Miguel Lo Bianco
BUENOS AIRES (Reuters) – Na Argentina, terra natal do papa Francisco, sua hospitalização com uma infecção respiratória levou a uma onda de orações pelo líder da Igreja Católica, de 86 anos, embora a maioria continuasse confiante de que ele logo iria se recuperar.
O Vaticano disse na quinta-feira que a saúde do Papa Francisco está melhorando e que ele voltou a trabalhar enquanto o tratamento continua. Em um sinal de que ele pode estar de pé novamente, foi dito que ele rezou em uma pequena capela dentro de sua suíte no hospital.
Na Basílica de San José de Flores, bairro de Buenos Aires onde o papa Francisco cresceu, o padre Martin Bourdieu disse que os paroquianos se reuniram para rezar pelo pontífice.
“Assim que descobrimos, veio a notícia, o grupo que reza o rosário à tarde e um grupo de pessoas veio perguntar se sabíamos mais”, disse Bourdieu à Reuters. “Estamos orando por ele, por sua saúde e força. Ele é um homem forte e acho que vai superar isso.”
No bairro das Flores, muita gente relembrou o papa, que não voltou à sua terra natal desde que foi eleito pontífice. Ele cresceu como Jorge Bergoglio, estudou e foi cardeal em Buenos Aires.
“Do bairro onde nasceu, onde estudou, onde passou seus primeiros anos, estamos todos rezando por ele”, disse Roberto Pablo D’Anna, diretor do museu do bairro Flores.
Na Catedral de Buenos Aires, na manhã desta quinta-feira, também foram realizadas orações pelo papa, embora sua doença tenha sido considerada apenas uma “pequena pausa”.
(Reportagem de Horacio Soria, Miguel Lo Bianco e Juan Bustamante)