04/10/2021 - 23:16
Ele não conta piadas, não cozinha e nem dá dicas de dietas. Na verdade, o maior usuário do TikTok, o senegalês Khabane Lame, de 21 anos, que vive na Itália e possui 114,5 milhões de seguidores na plataforma chinesa, não diz uma palavra em seus vídeos.
Como mostra a emissora canadense CTV News, Khabane perdeu o emprego numa fábrica perto da cidade de Turim, no norte da Itália, quando começou a pandemia de covid-19.
+ TikTok atinge um bilhão de usuários ativos
Ele teve de passar os dias dentro da casa os pais em Chivasso, junto com seus três irmãos. Um dia, ele baixou o TikTok e começou a postar vídeos de si mesmo usando o perfil Khaby Lame. Com isso, teve início sua carreira de sucesso como tiktoker.
No início, ele criava clipes de si mesmo dançando, jogando games ou fazendo piadas físicas. Então, no início deste ano, ele começou a tirar sarro dos famosos vídeos de “hack da vida” que inundam as redes sociais e o próprio TikTok.
Usando apenas expressões e olhares, Khabane Lame se tornou o homem mais popular da plataforma chinesa, ficando atrás apenas da dançarina americana Charli D’Amelio, uma adolescente da Califórnia que posta vídeos divertidos, muitas vezes com sua irmã mais velha, Dixie, revela a CTV News.
“Tive a ideia porque estava vendo esses vídeos bombando e gostei da ideia de trazer um pouco de simplicidade a eles. O tipo de reação veio por acaso, mas o silêncio não. Pensei numa forma de chegar ao maior número possível de pessoas. E a melhor forma era não falar”, comenta o senegalês, citado pela emissora
Magro, de membros longos e rosto expressivo, na maioria de seus vídeos, Khaby Lame satiriza as pessoas que dão dicas de “hacks excessivamente complicados”, respondendo com uma maneira simplificada e mais lógica de fazer a mesma tarefa.
Apesar da impossibilidade de viajar durante a pandemia, a fama dele não se restringiu ao TikTok. Ele tem 47 milhões de seguidores no Instagram e conseguiu parcerias com empresas multinacionais, incluindo Netflix, Barilla (de alimentos) e a plataforma indiana de esportes de fantasia Dream11, revela a CTV News.
Khabane não diz quanto ganha com os patrocínios, embora as maiores estrelas das redes sociais possam embolsar milhões de dólares por ano, afirma a emissora canadense.
Ele diz que sua compra mais valiosa desde que se tornou famoso foi um iPhone 12 para que pudesse gravar vídeos melhores.