Personal trainer, personal stylist, personal diet care… O que mais faltava inventar? Um personal car vendor. O único representante da categoria até agora é o administrador de empresas Armando Lebeis. O trabalho que ele mesmo inventou e está lhe garantindo um bom dinheiro: terceirizar a venda de carros. Como é que é? Calma que o negócio é novo e um pouco complicado. Lebeis montou uma empresa, a Atta, para atender 25 revendas multimarcas de carro zero quilômetro no Brasil inteiro. Todo mês, ele recebe os pedidos dessas lojas e vai às compras nas concessionárias. Como o volume é grande, mais de 200 veículos por mês, Lebeis consegue bons descontos para os seus clientes. A revenda que fez a encomenda comercializa os carros no preço de tabela, embolsa a diferença e paga 0,8% de comissão ao personal car vendor. Lebeis movimenta 2,3 mil veículos, R$ 84 milhões e fatura R$ 670 mil ao ano. Em volume de vendas ele é uma concessionária ambulante.

O serviço do mascate do mercado automotivo acaba sendo uma boa saída nestes tempos de vacas magras no setor. De janeiro até setembro foram comercializados 700 mil veículos no País, queda de quase 200 mil carros em relação ao ano passado. Mesmo com a redução de 3% do IPI, a situação não mudou muito. O que deu um fôlego extra foram as promoções. ?Minha meta é vender 2.5 mil até o final deste ano?, diz Lebeis. Com o mercado retraído ele acaba se tornando um grande parceiro. Pelo menos é assim para a revenda GranLeste. ?Há três anos trabalho com ele. Dessa forma garanto a venda de 25 carros a mais por mês?, afirma Renato Ferrari Filho.

A Atta também tem outra forma de ajudar a acelerar a venda do setor. ?Os consórcios são a minha segunda frente de trabalho?, diz Lebeis. Assim que o consorciado é sorteado, ganha a carta de contemplação. E é nesse momento que o personal vendor entra novamente em ação. Desta vez, fazendo a mediação entre o contemplado e a concessionária. Funciona da seguinte forma: Lebeis é acionado pelo consórcio, entra em uma concessionária e compra o automóvel solicitado. Paga um preço abaixo da tabela. Oferece um veículo mais barato ao consórcio e embolsa sua comissão. Para o consórcio, é um grande negócio: ele pode repassar o desconto ao cliente ? como forma de fidelizá-lo ? ou lucrar junto com Lebeis. Para as concessionárias, a atuação do dono da Atta significa giro mais fácil do estoque. ?Não tenho clientes e sim sócios. A troca de benefícios é mútua?, diz Lebeis.