16/10/2014 - 19:17
O candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves, e a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, realizam um debate tenso no começo da noite desta quinta-feira 16, organizado pelo UOL, do Grupo Folha, SBT e rádio Jovem Pan. Em um dos momentos, ambos trocaram acusações de supostas práticas nepotismo por familiares. No caso, Dilma indagou Aécio sobre o papel de sua irmã, Andréa, no governo de Minas Gerais. O tucano rebateu, questionando a nomeação do irmão da presidenta, Igor Rousseff, à prefeitura de Belo Horizonte, durante a gestão de Fernando Pimentel.
O embate ocorreu quando Dilma fez uma pergunta sobre concursos públicos. No preâmbulo da questão, a candidata afirmou que, em seu governo, focou nos concursos públicos para preencher as vagas do funcionalismo público, preenchendo três de cada quatro vagas por exames. E arrematou: “eu gostaria de saber se o senhor nunca fez a mesma coisa.” Aécio afirmou que sua irmã assumiu “o serviço de voluntariado do Estados de Minas Gerais” e que o ajudou “a coordenar a área de comunicação sem remuneração”.
Aécio passou ao ataque, questionando o papel do irmão da presidenta, Igor Rousseff, na prefeitura de Belo Horizonte, durante a gestão de Fernando Pimentel. “A diferença entre nós é que a minha irmã trabalha muito e não recebe nada, o seu irmão recebe e não trabalha nada,” afirmou Aécio. Dilma rebateu, afirmando que “a sua irmã e o meu irmão têm que ser regidos pela mesma, eles não podem estar no governo que nós estamos.”