06/04/2022 - 15:49
Famosos e sub-celebridades costumam buscar uma alternativa a suas carreiras na política e, neste ano de eleições, não poderia ser diferente. Diversas figuras conhecidas no esporte, na música, na televisão e no humor disputarão uma vaga legislativa em outubro deste ano.
É o caso do técnico de futebol Joel Santana, 73 anos, que admitiu em março deste ano a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal pelo PSDB do Rio de Janeiro. Outro grande nome do futebol que deverá ser candidato é Vanderlei Luxemburgo, que se filiou recentemente ao PSB. Não foi definido o cargo que o ex-treinador do Palmeiras irá disputar.
+ Sem Moro, Bolsonaro chega a 30% e reduz vantagem de Lula para 14 pontos, diz pesquisa Ipespe
+ STJ: Lei Maria da Penha vale para violência doméstica contra mulheres trans
Ainda no esporte, o jogador de vôlei Maurício Souza, que virou notícia fora das quadras após declarações homofóbicas em redes sociais, tentará “representar os mineiros na Câmara Federal e lutar por tudo aquilo que acreditamos: Deus, pátria, família e liberdade”, como postou nas redes. Ele filiou-se ao PL do presidente Jair Bolsonaro.
Também ligado ao esporte, o jornalista Marcos Uchôa filiou-se ao PSB para disputar o cargo de deputado federal depois de 39 anos de jornalismo na Rede Globo. Ele apresenta-se como crítico e oposição ao governo Bolsonaro.
Já no mundo da arte, a atriz Lucélia Santos também ingressou no PSB e lançou pré-candidatura a deputada federal. Ela destaca a importância da pauta ambiental, da defesa dos povos indígenas e dos direitos das mulheres.
Ex-Casseta e Planeta e embaixadora da paz pelo governo do Distrito Federal, a atriz Maria Paula pretende disputar uma vaga a deputada federal pelo União Brasil.
Bolsonarista declarado, o cantor Netinho confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, convite que havia sido feito pela parlamentar Carla Zambelli (PLS-SP) ainda no ano passado. Em suas redes sociais, o autor do hit “Mila” afirma ser “soldado de Bolsonaro”.
Outra bolsonarista candidata a deputada federal é Silmara Miranda, ex-loira do grupo “É o Tchan”. Jornalista e concursada da Polícia Rodoviária Federal, ela deve sair candidata pelo Republicanos.
Sensível ao bolsonarismo, mas sem cargo definido para disputar, é Rinaldo Farias, criador da dupla de palhaços “Patati e Patatá”. Ele ingressou no Podemos.
Por fim, Jacira Santana, mãe do ex-BBB Gil do Vigor, anunciou que se filiou ao PT e lançou sua pré-candidatura para a Câmara dos Deputados.