A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rejeitou um recurso apresentado pela Elektro Eletricidade e Serviços, uma das maiores distribuidoras do País, contra determinação do Agência Estadual de Regulação dos Serviços Público do Mato Grosso do Sul (Agepan) para que a empresa indenizasse dois clientes no Estado, após a suspensão no fornecimento elétrico ter supostamente causado danos em equipamentos eletrônicos.

O prejuízo ao consumidor teria ocorrido após o desligamento da Subestação de Ilha Solteira (SP) pela Elektro, em setembro de 2013. A empresa apresentou, segundo a Aneel, “simulações computacionais” de desligamento da subestação para argumentar que a falha não teria prejudicado o cliente de Mato Grosso.

Outra falha no mesmo Estado, em agosto de 2013, foi alvo de outro processo administrativo da Agepan contra a Elektro, por curto-circuito em equipamentos eletrônico. A Aneel recusou os argumentos da empresa, mantendo a decisão da Agepan para que a distribuidora indenize seus clientes.