A Elgin inaugurou em Manaus sua nova fábrica de motores BLDC (brushless DC), essenciais na montagem de equipamentos do segmento de climatização. A unidade recebeu um investimento de R$ 200 milhões, o maior aporte industrial da história recente da empresa.

A nova planta reforça a posição da companhia como produtora e exportadora de tecnologia nacional, buscando a autossuficiência em componentes críticos. A unidade, que faz parte do complexo fabril da marca já existente em Manaus, foi projetada para operar com energia renovável e está alinhada às políticas ambientais da empresa. A produção local também deve reduzir as emissões associadas ao transporte internacional.

Em comunicado, o vice-presidente comercial da empresa, Anderson Bruno, afirmou que “a fabricação desses motores em território brasileiro posiciona a Elgin no mapa estratégico global de climatização”. Ele acrescentou que muitos mercados estão buscando diversificação de fornecedores, colocando o Brasil como alternativa estratégica.

Os motores BLDC, ou de corrente contínua sem escovas, representam uma tecnologia de ponta no setor de motores elétricos. Diferentemente dos motores tradicionais, eles não utilizam escovas mecânicas para transferir energia, o que elimina o atrito e o desgaste. Isso resulta em maior eficiência energética, vida útil prolongada e operação mais silenciosa. A tecnologia também permite um controle de velocidade mais preciso, tornando-os ideais para equipamentos que exigem alto desempenho, como os de climatização, automação industrial e veículos elétricos.

O novo polo fabril amplia o potencial de fornecimento da empresa, atendendo desde fabricantes de ar-condicionado residencial e comercial até empresas de automação predial, climatização embarcada (ônibus, trens, embarcações) e sistemas industriais de HVAC e refrigeração. A unidade também conta com um centro de co-desenvolvimento, onde clientes e engenheiros poderão testar e simular soluções sob medida.

Segundo Caio Guazzelli, COO da Elgin, “a empresa vê essa iniciativa como um passo essencial para fortalecer a inovação nacional, gerar valor local e ampliar sua atuação como fornecedora integrada nos setores de Climatização e Automação Industrial”.

A inauguração da fábrica aconteceu na segunda-feira, 4, e contou com a presença de clientes, parceiros e executivos da marca, como Edy e Rafael Feder (CEO), além do ex-jogador Cafu, embaixador da Elgin, e José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros.