Tesla enfrenta bilhões de dólares em perdas com suas novas fábricas, problemas na cadeia de suprimentos e bloqueios de Covid – o suficiente para o CEO Elon Musk mencionar a possibilidade de falência em uma entrevista recente.

“Os últimos dois anos foram um pesadelo absoluto de interrupções na cadeia de suprimentos, uma coisa após a outra”, disse Musk em entrevista a um grupo de proprietários da Tesla. “Ainda não estamos fora disso. Nossa maior preocupação é como manter as fábricas operando para que possamos pagar as pessoas e não falir.”

+ Antecipando recessão nos EUA, Elon Musk detalha cortes de funcionários da Tesla

Musk fez uma hipérbole em outra parte da entrevista, e pode ter feito isso ao mencionar o risco de falência. Por exemplo, ele disse que as montadoras em geral “querem desesperadamente falir”, o que se enquadra na categoria de figura de linguagem em vez de análise financeira estrita.

Mas a empresa está chegando ao fim de seu trimestre mais difícil, financeiramente falando, em mais de dois anos.

A fábrica da Tesla em Xangai foi fechada por semanas devido a bloqueios relacionados ao Covid na cidade. E Musk revelou na entrevista que as duas fábricas que a Tesla abriu no trimestre, na Alemanha e no Texas , estão custando à empresa bilhões de dólares em perdas porque problemas na cadeia de suprimentos os deixaram com uma produção “insignificante” até agora.

“Isso tudo vai ser consertado muito rápido”, disse ele em comentários registrados em 31 de maio, mas não divulgados até a quarta-feira. “As fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro agora. Há um rugido gigante que é o som de dinheiro pegando fogo. Maior que uma lixeira [incêndio]. Uma lixeira é muito pequena. Berlim e Austin estão perdendo bilhões de dólares certo. agora. Há uma tonelada de despesas e quase nenhuma produção.”

Um dos críticos mais severos de Tesla acha que a empresa está enfrentando problemas financeiros maiores do que a maioria dos analistas imagina.

“A falência é um risco real para esses caras”, disse Gordon Johnson, da GLJ Research. “Por quê? Muito de seu dinheiro está trancado na China. Eles não eram lucrativos até que estivessem na China; e, dado que a China não permite que as empresas repatriem dólares feitos lá para fora do país, a Tesla tem um problema real. ”

Johnson apontou a decisão da Tesla de cortar cerca de 10% de sua equipe assalariada – mesmo que continue a contratar trabalhadores de produção por hora – como outro sinal de problema.

“Por que você acha que eles estão cortando as pessoas? Esse é um sinal-chave para contar”, disse ele.

Mas a maioria das empresas que cortam funcionários nunca chega perto de declarar falência. E praticamente todos os outros analistas preveem que a Tesla continuará lucrativa, apesar dos problemas da cadeia de suprimentos que a perseguem e à maioria dos outros fabricantes ao redor do mundo.

A Tesla é lucrativa desde o final de 2018 , depois de anos relatando quase nada além de perdas. A empresa vem reportando lucros trimestrais maiores em comparação com o período anterior nos últimos dois anos.

Essa série de lucros sequencialmente crescentes aparentemente está prestes a chegar ao fim.

Analistas consultados pela Refinitiv prevêem que os lucros ajustados no segundo trimestre cairão para US$ 2,5 bilhões no segundo trimestre, abaixo do recorde de US$ 3,7 bilhões que a Tesla obteve no primeiro trimestre. Isso ainda seria superior à receita ajustada de US$ 1,6 bilhão no segundo trimestre de 2021.

A Tesla teve uma queda de 0,1% na produção de veículos novos no primeiro trimestre em comparação com o quarto trimestre. Mas sua produção ano a ano ainda aumentou 69%, e a maioria das outras montadoras em todo o mundo reduziu a produção no trimestre em relação aos níveis do ano anterior devido a problemas na cadeia de suprimentos.

As montadoras, incluindo a Tesla, devem divulgar o número de vendas do segundo trimestre no início do próximo mês.

As ações da Tesla ( TSLA ) , que caíram quase um terço desde o início do ano, caíram cerca de 2% no pregão do meio-dia de quinta-feira.