09/05/2023 - 0:24
Por Hyunjoo Jin e Ernest Scheyder
(Reuters) – A Tesla disse nesta segunda-feira que iniciou a construção de uma refinaria de lítio no Texas que, segundo o seu presidente-executivo, Elon Musk, deve produzir o suficiente do metal de bateria para construir cerca de 1 milhão de veículos elétricos até 2025, tornando-se a maior processadora do insumo na América do Norte.
A instalação vai levar a Tesla do seu foco principal de construção de automóveis para a complexa área de refino e processamento de lítio, um passo que Musk disse ser necessário caso a gigante automotiva queira atingir suas ambiciosas metas de vendas de veículos elétricos.
+ Tesla retoma pedidos para versão do Model 3 nos EUA com preço menor
“Conforme olhamos para frente alguns anos, um ponto crucial na evolução dos veículos elétricos é a disponibilidade de lítio de grau de bateria”, disse Musk na cerimônia que marcou o início da construção nesta segunda-feira.
Musk disse que a Tesla pretende terminar a construção da fábrica no próximo ano e atingir a produção total cerca de um ano depois.
A mudança fará da Tesla a única grande montadora na América do Norte que refinará seu próprio lítio. Atualmente, a China domina o processamento de muitos minerais críticos, incluindo o lítio.