O bilionário Elon Musk xingou de “idiota” e “burro” o principal conselheiro da política comercial e industrial de Donald Trump, Peter Navarro. “Navarro é mais burro do que um saco de tijolos”, publicou o empresário em um post no seu perfil no X (antigo Twitter), nesta terça-feira, 8.

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A discussão pública fortalece rumores de que a relação entre Musk e a Casa Branca está estremecida após a criação de uma série de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de diferentes países. Segundo informações do Washington Post, o bilionário teria pessoalmente pedido à Trump para recuar da decisão.

O que Navarro disse sobre Musk

Em entrevista a um canal de televisão, Peter Navarro defendeu a proposta e citou Musk em sua fala. “Se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele usa (que, no caso dos carros elétricos, são as baterias) vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan…”, disse.

“O que nós queremos — e a diferença está no nosso pensamento e no do Elon sobre isso — é que os pneus sejam feitos em Akron. Que as transmissões sejam feitas em Indianapolis. Que os motores sejam produzidos em Flint e Saginaw. E que os carros sejam fabricados aqui”, segue Navarro.

O economista defendia assim a política econômica instalada pela Casa Branca, de sobretaxar importações como forma de estimular a instalação de mais produção dentro dos Estados Unidos.

A resposta de Elon Musk

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais, e motivou a resposta de Elon Musk. Em suas postagens, o bilionário recordou ainda uma polêmica de Navarro envolvendo a invenção de um especialista.

Em vários de seus livros, Peter Navarro cita um especialista chamado “Ron Vara”, que teria nível PhD pela Harvard. Uma investigação do jornal The Chronicle of Higher Education descobriu no entanto que era uma pessoa fictícia. Navarro acabou então admitindo a invenção do especialista, que frequentemente aparecia em manifestações anti-China.

“Por qualquer definição possível, a Tesla é a montadora mais verticalmente integrada dos EUA, com o maior percentual de componentes norte-americanos. Navarro devia perguntar ao seu suposto especialista inventado, Ron Vara”, alegou Elon Musk em outro post.

Elon Musk segue com seu cargo de Departamento de Eficiência Governamental, criado por Donald Trump e envolta em polêmicas por demitir inúmeros trabalhadores do serviço público estadunidense, fechando repartições inteiras sem deixar claro os critérios avaliados.

Casa Branca minimiza

Porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, esquivou-se de comentar sobre os atritos. “Meninos serão meninos, e deixaremos que suas discussões públicas continuem.”, disse em resposta a uma pergunta sobre a troca publicamente de críticas entre os dois membros do governo. “Obviamente, essas são duas pessoas que têm opiniões muito diferentes sobre comércio e tarifas.”

O governo tampouco tem respondido ao derretimento das bolsas de valores ao redor do mundo em meio aos receios criados pelas novas tarifas. Em meio à retaliações da China, os Estados Unidos dobraram a aposta e vão impor uma tarifa de 104% sobre a China a partir desta quarta-feira, 09, segundo informou à Reuters uma autoridade da Casa Branca.

Economistas dizem que as medidas de Trump podem reacender a inflação, aumentar o risco de uma recessão nos EUA e elevar os custos para a família média dos EUA em milhares de dólares — um possível revés para um presidente que fez campanha com a promessa de reduzir o custo de vida.

A Tesla, de Elon Musk, já vinha sofrendo devido a um boicote organizado por críticos de sua participação no governo de Donald Trump. As vendas de carros da empresa recuaram 13% no primeiro trimestre de 2024, e as ações da empresa acumulam uma queda de cerca de 42% desde o início do ano.

[*com informações da Reuters e Estadão Conteúdo]