Maior empresa de recrutamento do Brasil, a Vagas completa 25 anos de sua trajetória no ano que vem, sempre com o mesmo propósito: dar o match entre candidatos e empresas por meio da tecnologia. No fim dos anos 1990, quando foi criada, a empresa já era uma RHTech, termo alcunhado recentemente por diversas startups que pretendem resolver as mesmas dores que Mário Kaphan vislumbrou solucionar quando fundou a Vagas. Prestes a comemorar seu jubileu de prata, a companhia segue em busca de inovação em suas ferramentas para deixar o processo de seleção cada vez mais rápido e assertivo. Mas havia um componente que a tecnologia não atingia com uma sintonia fina adequada: o fator humano. “A fórmula é IA+H, inteligência artificial complementada com análise humana”, disse Kaphan repetidas vezes durante a entrevista à DINHEIRO.

É com esse conceito que a Vagas lançou em agosto seu mais novo produto. A ARIA (Assistente de Recrutamento por IA) é uma nova plataforma de recrutamento voltada para pequenas e médias empresas. O funcionamento é tão simples quanto eficaz, como define Kaphan. Os recrutadores definem o perfil do profissional a ser contratado com a ajuda de insights gerados pela ARIA e recebem um shortlist com dez currículos dentro do perfil e com interesse na vaga em até 72h, a partir de uma busca no banco de dados da Vagas que possui 25 milhões de cadastrados. A redução de tempo de todo o processo seletivo é reduzido consideravelmente. Em média, em uma seleção convencional, pode demorar 45 dias uma contratação. Com a ARIA, empresas podem contratar profissionais em menos de uma semana, garante o fundador. “O sucesso para nosso cliente é o processo andar bem e rápido. O que levava semanas, começa a levar horas ou poucos dias”, afirmou Kaphan, para ressaltar em seguida. “A tecnologia IA+H é o coração do nosso ecossistema de soluções. Permite unir o conhecimento, experiência e visão estratégica do profissional de RH à automatização e eficiência da IA.”

Plataforma de recrutamento possui 2 mil clientes, sendo 40% das 100 maiores empresas do Brasil. Por outro lado, ferramenta lançada recentemente atende PMEs (Crédito:Divulgação)

Ao focar nas PMEs, a Vagas está de olho em um mercado de grandes possibilidades. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 78,4% dos empregos criados em 2022 no Brasil foram nesse segmento de empresas. Com planos mais econômicos, democratiza o acesso aos processos inovadores de seleção. Segundo o gerente de produtos da Vagas, André Gomes, a contratação tradicional depende de um processo seletivo em múltiplas fases e envolve tempo e depende do know-how de especialistas para ser bem executado. A ARIA foi desenhada, segundo o executivo, para acelerar uma das partes mais importantes e demoradas do recrutamento: captação e primeira seleção de profissionais. “A plataforma busca, seleciona e conversa com centenas de pessoas dentro do perfil definido e recomenda os dez melhores. Considerando habilidades técnicas, interesse na oportunidade e análise avançada das experiências do currículo”, disse Gomes.

25 Milhões de profissionais estão cadastrados no portal vagas.Com, que recebe 800 mil visitas diárias

A ferramenta é multifacetada para atender diversos setores como varejo, serviços administrativos, distribuição e revenda, mercado imobiliário e outras atividades similares. De acordo com Gomes, com baixo custo a ARIA auxilia o pequeno e médio empreendedor que convive com alta rotatividade que impacta seus negócios. Uma contratação pode custar R$ 150 – a primeira contratação pode ser feita de forma gratuita. Com diversos testes, o desenvolvimento da plataforma teve contribuição de mais de 250 empresas para ser criada.

HUB Além da ARIA, a Vagas oferece outras soluções para seus mais de 2 mil clientes — entre eles grandes empresas como BRF, Unilever, RaiaDrogasil, Rede D’Or, Bayer, TIM, entre outras. O Vagas For Business apoia empresas em seus processos de contratação e o Colettivo, primeiro hub de conhecimento para acelerar a formação de RHs mais justos e inclusivos, oferece cursos sobre Diversidade, Equidade e Inclusão. O aperfeiçoamento das ferramentas é contínuo. Nos últimos cinco anos foram investidos pouco mais de R$ 50 milhões. O faturamento da empresa está na casa dos R$ 200 milhões.

Em quase 25 anos de história a companhia atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de candidaturas. Possui atualmente em sua base 25 milhões de profissionais cadastrados. São mais de 800 mil visitas diárias no site de carreiras.