46.jpg

 

 

Amazon adia venda de livros no Brasil

 

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, escalou o executivo Todd Heimes, que trabalha na matriz, em Seattle, para conversar com as editoras brasileiras. Sua missão é negociar o início da venda de livros físicos por meio do site da companhia. As peculiaridades tributárias e trabalhistas do Brasil, no entanto, atrasaram o processo e levaram Heimes a pedir desculpas às editoras em razão da demora no início da operação – ele havia prometido lançá-la em março. Conforme a Dinheiro apurou, Heimes disse às empresas que pelo menos a questão da logística já estaria resolvida. 

 

47.jpg

 

 

 

Tablets em alta 

 

O mercado de tablets cresceu 117% no Brasil no ano passado. Segundo a consultoria IDC, foram vendidos 3,1 milhões de unidades em 2012. Quase a metade desse total é composta por aparelhos populares, com valor de até R$ 500. Mais de dois terços dos equipamentos comercializados só permitem acesso à internet por meio de Wi-Fi, o que geralmente denota produtos mais baratos. Segundo estimativas de consultorias do mercado de tecnologia, a líder em vendas no País seria a DL, fabricante brasileira cuja sede fica em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Seu foco são os equipamentos populares. 

 

 

 

 

Dell sem Dell

 

O empresário Michael Dell ganhou rivais na disputa pelo controle da fabricante que leva seu nome. A empresa anunciou que recebeu outras duas opções de aquisição, do Blackstone Group e do megainvestidor Carl Icahn. Assim, Dell, que fez uma parceria com o fundo Silver Lake e com a Microsoft para tentar fechar o capital da empresa, se depara com obstáculos com os quais não contava. Caso a proposta selecionada pela assembleia de acionistas da Dell não seja a sua, ele pode ser afastado do controle da empresa.

 

48.jpg

 

 

 

Shopping virtual 

 

O Mercado Livre deixou de ser um espaço para o comércio online de pequenas empresas e de produtos usados. O site se posiciona agora como um grande canal de vendas, uma espécie de shopping virtual. A diferença entre esse modelo e os tra­di­cio­nais sites de comércio eletrônico é que o Mercado Livre será apenas uma plataforma que reunirá lojas virtuais, mas não fará a logística e as vendas.

 

 

 

 

Cerco ao Google Glass 

 

O Google Glass, idealizado por Sergey Brin, fundador do Google, nem começou a ser comercializado e já pode sofrer restrições. O parlamentar americano Gary G. Howell criou um projeto para proibir, enquanto a pessoa estiver ao volante, o uso de aparelhos que sejam atrelados ao corpo humano e distraiam o motorista. Para ele, a medida é fundamental para a segurança no trânsito. 

 

49.jpg

 

 

 

Resposta instantânea

 

Rafael Siqueira, fundador da empresa digital Apontador, analisa o mercado de localização de serviços por smartphones

 

50.jpg

 

Qual é a pricipal vocação dos recursos de localização de serviços via smartphones?

Pense no usuário que deseja encontrar um hotel, por exemplo. O aplicativo de geolocalização deve traçar o caminho completo e oferecer informações com base nas opções próximas à pessoa. Como é possível auxiliar um consumidor que busca o telefone de uma farmácia? Entregando a ele esse e outros serviços agregados, como marcação de consulta e localização de hospitais.

 

Como essas tecnologias alteram os hábitos de consumo?

Uma pessoa pode saber quais são os estabelecimentos comerciais mais próximos de onde ela está e pesquisar, na hora, o preço daquilo que deseja consumir. 

 

Que tecnologias relacionadas à geolocalização ainda não deslancharam no mercado?

O Near Field Communication (NFC), que possibilita fazer pagamentos por meio de celulares, é uma delas. Hoje, só alguns smartphones no País são equipados com essa opção.

 

 

Colaborou: Diego Marcel e João Varella