Apesar de uma nova vitória de Max Verstappen no Grande Prêmio (GP) de Abu Dhabi neste domingo (20), confirmando seu favoritismo e o seu status de campeão mundial de Fórmula 1 em 2022, a atenção durante a corrida ficou para o duelo entre os pilotos Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull), que ainda estavam brigando pelo vice-campeonato.

Apesar de Pérez ter largado na frente de Leclerc, na segunda posição, o piloto da Ferrari conseguiu ultrapassar o mexicano, que optou por fazer duas paradas no pit stop, enquanto Leclerc fez apenas uma e sustentou a vantagem mesmo com o desgaste nos pneus tornando a tarefa de segurar a aproximação de Pérez cada vez mais difícil.

O piloto mexicano ainda teve uma disputa com Hamilton no meio do caminho, o que acabou contando segundo valiosos para ele.

+ Verstappen garante a pole no último GP da temporada de F1 em Abu Dhabi

Como era o último GP da temporada, o resultado solidificou a vitória de Verstappen, que terminou a temporada com 454 pontos. Em seguida, Leclerc aparece como vice-campeão, com 308 pontos. Já Pérez conquistou a terceira colocação na temporada, com 305 pontos, apenas 3 atrás de Leclerc.

Apesar de Leclerc ter evitado a dobradinha dos pilotos Red Bull nas duas primeiras colocações no resultado final da temporada, a equipe já havia conquistado o campeonato de construtoras em 2022 por somar mais pontos que a Ferrari com a larga vantagem de Verstappen sobre os demais pilotos.

Confira o ranking completo após a última corrida.

Além disso, a corrida também marcou a última corrida do piloto da Aston Martin Sebastian Vettel na Fórmula 1. Ele se despede das pistas aos 35 anos. 

Imagem

Confira o top 10

1- Verstappen (Red Bull)

2- Leclerc (Ferrari)

3- Pérez (Red Bull)

4- Sainz (Ferrari)

5- Russell (Mercedes AMG)

6- Norris (McLaren)

7- Ocon (Alpine)

8- Stroll (Aston Martin)

9- Ricciardo (McLaren)

10- Vettel (Aston Martin)