Enquanto enfrenta uma crise, despertada com a descoberta da fraude de R$ 25,2 bilhões, a Americanas fundirá suas principais marcas de e-commerce, Shoptime e Submarino à plataforma de comércio eletrônico da Americanas. Com isso, ambas as marcas deixam de existir.

A partir de hoje, a varejista começa a integrar os sites e aplicativos da Shoptime e da Submarino, gigantes do setor que foram compradas pelo grupo. Assim, a marca de referência da companhia será apenas a Americanas, suprimindo as outras duas.

Em nota, a Americanas afirmou que a integração “acelera seu plano de transformação e foco e tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”.

A Americanas informa que a integração dos sites e apps do Shoptime e do Submarino tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas. A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa. A companhia ressalta que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores.

A Americanas adquiriu a Shoptime em 2005, por R$ 126,7 milhões. Um ano depois, a varejista anunciou uma fusão com o Submarino, formando uma nova companhia, a B2W Companhia Global de Varejo, na época com um valor de mercado estimado em R$ 8 bilhões.

A varejista é investigada pela Polícia Federal (PF) por fraude contábil. De acordo com a investigação, o esquema começou há mais de uma década e virou uma “bola de neve”, com o valor final chegando na marca de R$ 25,2 bilhões.

A estimativa foi feita com base na colaboração premiada dos dois ex-executivos do grupo: Marcelo Nunes, ex-diretor financeiro, e Flávia Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da B2W e, posteriormente, também da varejista.