10/04/2025 - 19:12
No segundo episódio da série de entrevistas com ex-presidentes do Banco Central conduzidas pelo atual chefe da autarquia, Gabriel Galípolo, Gustavo Loyola destacou como principal mudança na atuação da autoridade monetária a conquista da estabilidade da moeda após a introdução do Plano Real, em 1995.
“Hoje, quando você fala em estabilidade de moeda, você não está falando de uma abstração mais, acho que naquela época, para a maioria das gerações, era uma abstração”, disse Loyola, que presidiu o BC em duas ocasiões, de 1992 a 1993 e de 1995 a 1997. “Acho que hoje, quando você fala em inflação, quando você fala em meta de inflação, você não está abstraindo.”
Durante a entrevista, o ex-presidente do BC disse que a sociedade brasileira se tornou “muito mais sintonizada” com a ideia de estabilidade da moeda, o que permitiu a aprovação da autonomia operacional da autarquia. Galípolo disse que a estabilidade de preços foi uma conquista da geração de Loyola.
“É uma conquista da geração dos senhores de conseguir ter transformado a questão da estabilidade de preço, estabilidade monetária, ser realmente um ativo, e o Banco Central conseguir ter a imagem de quem zela por isso”, afirmou o atual presidente da autarquia.