06/06/2025 - 10:04
O Mercado Livre lançou nesta sexta-feira, 6, uma campanha com frete grátis a partir de R$ 19. A medida, que vale para todo o Brasil, alcança o menor patamar já oferecido pelo e-commerce de sua história.
Segundo o Mercado Livre, o frete grátis a R$ 19 leva em consideração o valor do produto ou o valor total do carrinho, peso, distância e modalidade de entrega. Ele é válido para para todos os dispositivos e meios de pagamento, sendo aplicado automaticamente, sem necessidade de cupons.
As exceções ocorrem para compras internacionais (com frete grátis a partir de R$ 79) e itens de supermercado (a partir de R$ 199).
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Histórico de frete grátis
Veja abaixo o histórico de frete grátis oferecido pelo Mercado Livre:
- Em 2017, quando foi lançado, o frete grátis valia para compras a partir de R$ 120;
- Em 2020, foi reduzido para R$ 99;
- Em 2021, o valor passou a ser a partir de R$ 79;
- Agora, em 2025, chega a R$ 19.
Mais frequência na plataforma
Com a nova proposta de frete grátis, a expectativa do Mercado Livre é ampliar as “compras por oportunidade”, mas também impulsionar as aquisições programadas e aumentar a frequência do uso na plataforma.
A companhia observa que o frete grátis foi um catalisador de recorrência na plataforma: nos últimos cinco anos, o número de usuários comprando em três ou mais categorias cresceu 20 pontos percentuais. As categorias que mais devem se beneficiar são Decoração, Utensílios e Moda & Beleza.

Frete é um ‘fricção’ do online
Para o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes a nova política vai reduzir o custo de envio, que é uma das principais “fricções” nas compras online.
“É uma forma de seguir democratizando o acesso ao e-commerce no País e, na minha visão, é o anúncio de maior impacto que fizemos nos cinco anos em que estou aqui”, acrescentou Yunes.
A decisão de reduzir o valor mínimo para isenção do frete foi tomada olhando para os efeitos positivos previstos no longo prazo.
“A transação de um produto de R$ 20 com frete grátis pode ser deficitária individualmente, mas o cliente passa a comprar mais, em mais categorias, e se torna rentável.”
Nesta sexta, coincidentemente (ou não), a rival Shopee realiza sua campanha 6.6, parte de uma estratégia recorrente da empresa de promover ações comerciais em datas com números repetidos, como 3.3, 4.4. Nessas ocasiões, a plataforma costuma oferecer frete grátis, cupons e descontos para estimular o consumo, especialmente em categorias de tíquete médio mais baixo.
Em certa medida, a escolha do Mercado Livre de lançar sua nova proposta justamente no 6 de junho reforça a disputa direta pela atenção do consumidor nas datas de alto tráfego no e-commerce.
Vendedores
A medida de frete grátis do Mercado Livre vem acompanhada de uma redução em até 40% dos custos de envio para os vendedores atuais e de 17% para os novos. Segundo a companhia, a mudança permitirá preços mais competitivos na plataforma, sem repasse do custo do frete aos lojistas.
Com isso, a empresa espera também que o crescimento no volume de vendas gere ganhos de escala em sua operação logística e valor adicional em outras frentes de seus negócios, como na plataforma de publicidade, Mercado Ads e nos serviços financeiros, como o Mercado Pago.
Já o diretor de Marketing do Mercado Livre, Cesar Hiraoka, afirmou que este é um movimento com investimento superior ao que a empresa fez na Black Friday de 2024. A companhia não revelou o quanto foi investido na ocasião.
Para comunicar a nova proposta de valor, o Mercado Livre “escalou” Ronaldo (camisa 9) e Neymar Jr. (camisa 10), que juntos formam a Camisa 19 (10+9), número que representa o novo valor mínimo do frete grátis.
O esforço publicitário será veiculado em TV aberta, redes sociais, mídia digital e mais de 2 mil painéis digitais em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Nordeste. A empresa investirá também R$ 24 milhões em cupons promocionais, sendo que R$ 13 milhões deles serão ativados nesta sexta.