Um levantamento rede de escritórios Woba registrou que a busca por coworkings saltou de 54,07% das reservas no ano de 2023 para 69,63%, um aumento de 29%, no período de férias, entre dezembro do ano passado e janeiro de 2024. A pesquisa ainda mostrou que a preferência ocorre fora das capitais, se concentrando em regiões do interior e locais de praia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A tendência, segundo a rede, é de que funcionários permanecem trabalhando de forma híbrida, aproveitando a flexibilidade em outras localidades durante eventual férias dos filhos, por exemplo.

“Essa movimentação demonstra a descentralização do trabalho, com os profissionais aproveitando as oportunidades oferecidas pelas cidades turísticas para conciliar trabalho e lazer. Tendência essa que temos observado cada vez mais, afinal, hoje as pessoas buscam adaptar o trabalho à rotina, e não ao contrário”, comenta Marco Crespo, COO da Woba.

Nesse mesmo levantamento é possível observar que o aumento é representado por 87 cidades a nível Brasil e as TOP 10 de maior destaque foram Rio das Ostras (RJ), Santos (SP), Petrópolis (RJ), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE) Maringá (PR), Feira de Santana (BA), Londrina (PR) e Balneário Camboriú (SC).

Ao analisar o crescimento das reservas nos anos de 2022 e 2023, é possível também perceber que as cidades Natal (RN), Vitória (RS), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Macapá (AP) tiveram aumento de 827%, 302%, 108%, 450% e 325%, respectivamente, comparado um ano ao outro.

“O crescimento também comprova tendência que acreditamos muito, que é um futuro em que todos tenham mais flexibilidade, equilíbrio e liberdade para escolherem como e onde querem trabalhar. Então mesmo que nas férias e verão isso fique mais evidente, sabemos que muitas pessoas viajam e desejam conhecer outros locais durante todo o ano”, finaliza Crespo.