A primeira imagem feita pelo telescópio espacial James Webb foi divulgada nesta sexta-feira (11) pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). A fotografia da estrela HD 84406, que pertence à constelação de Ursa Maior e está a 258 anos-luz da Terra, foi capturada pela câmera de infravermelho NIRCam.

Lançado em 25 de dezembro, o James Webb está prestes a completar a primeira fase do alinhamento do espelho principal a 18 segmentos individuais. A ideia é alinhar o foco do telescópio, já que a região não conta a interferência de luz de outras estrelas, mas o processo ainda deve levar mais alguns meses.

+ Telescópio espacial Webb chega a seu destino, a 1,5 milhão de km da Terra, diz Nasa
+ Nasa vai aposentar Estação Espacial Internacional em 2030

Apesar de a imagem exibir 18 borrões de luz, trata-se da mesma estrela – com o alinhamento, uma futura foto mostrará a junção dos 18 segmentos acoplados tornando-se uma única estrela.

A captação da imagem começou em 2 de fevereiro, com o telescópio posicionado em 156 posições diferentes. O processo levou 25 horas e gerou 1.560 fotos com os 10 detectores da NIRCam, o que gerou 54 GB de material cru. As imagens foram condensadas até formarem o mosaico atual, parte de uma imagem gigante com mais de 2 bilhões de pixels.

“Toda a equipe do Webb está em êxtase com o sucesso dos primeiros passos de obtenção de imagens e do alinhamento do telescópio. Ficamos felizes em ver que a luz chega à NIRCam”, disse Marcia RIeke, professora de astronomia da Universidade do Arizona e pesquisadora principal da câmera de infravermelho da Nasa.

Divulgação/Nasa

O Webb ainda fez uma “selfie” desfocada com uma lente instalada no interior da NIRCam que mostra os segmentos do telescópio, sendo um iluminado por uma estrela.

Além do alinhamento focal, outro fator que tornará as fotos do Webb mais nítida é o funcionamento da NIRCam em temperaturas menores. A câmera funcionará em sua capacidade plena à medida que opere em sua temperatura criogênica ideal.

A expectativa da Nasa é receber as primeiras imagens científicas do telescópio a partir do meio deste ano.