A agência espacial Russa, Roscosmos, reportou um ataque hacker ao site da corporação nesta quarta-feira (2). Segundo o diretor geral da estatal, Dmitry Rogozin, o ataque foi neutralizado e as atividades da companhia, responsável por voos espaciais e pesquisas aeroespaciais do país, seguem normalizados.

De acordo com Rogozin, o ataque foi feito por diversos endereços IPs e somente o espaço de notícias do site chegou a ser afetado pelos hackers, os quais ele chamou de “golpistas e vigaristas mesquinhos”.

+ Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Segundo o The Independent, o grupo Anonymous teria sido o responsável pelos ataques. Trata-se de um coletivo chamado “Network Battalion 65”, o NB65. O grupo alega que acessou e deletou arquivos confidenciais relacionados aos satélites da agência.

Um tuíte do grupo diz que “não vamos parar enquanto vocês não pararem de jogar bombas, matar civis e seguirem invadindo. Voltem para a Rússia”.

“Os organizadores acreditam que isso afeta alguma coisa. Eu respondo: isso afeta apenas o conhecimento de notícias da Roscosmos por entusiastas do espaço”, comentou ele no Twitter.