O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. Até o próximo dia 16 de fevereiro, a embaixada recebe inscrições de estudantes de Letras com habilitação em Língua Japonesa, além de professores. 

Os candidatos podem optar por levar os documentos diretamente à embaixada durante o período da inscrição. O prazo máximo da entrega é até às 17h do dia 16 de fevereiro. Os documentos devem ser entregues em envelope fechado com o endereço acima e deixar na portaria da embaixada. 

+ CNPq regulariza pagamento de bolsas de pós-graduação

Este ano, ainda não haverá atendimento presencial aos candidatos. As dúvidas deverão ser esclarecidas através do e-mail: cultural.japao@bs.mofa.go.jp

No caso dos candidatos de graduação, está marcada uma prova escrita de língua japonesa (gramática e interpretação de texto) para o dia 27 de fevereiro. A bolsa mensal é de 117.000 ienes (aprox. R$4.590,00 em Jan/2023). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.

Para professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil, a bolsa mensal é de 143.000 ienes (aprox. R$5.660,00 em Jan/2023).

As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.

Para envio de documentos: Embaixada do Japão – Departamento Cultural – (Inscrição de Bolsa de Estudos)
SES – Av. das Nações, Quadra 811 Lote 39  70425-900 Brasília-DF