19/05/2011 - 4:40
O embaixador americano em Moscou, John Beyrle, reagiu nesta quinta-feira às declarações do presidente russo Dmitri Medvedev em que dava credibilidade a uma teoria conspiratória sobre a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, assegurando que essas especulações “não são a verdade”.
“Senhor presidente, não é a verdade”, escreveu Beyrle em seu blog em russo (http://beyrle.livejournal.com/) depois que na quarta-feira Medvedev se interessou por uma teoria segundo a qual Bin Laden estaria morto há muito tempo, antes que um comando americano matasse o líder da Al-Qaeda no Paquistão, no início de maio.
Durante uma entrevista coletiva à imprensa realizada na quarta-feira, Medvedev se dirigiu ao correspondente da rede pública Pervyi Kanal que na véspera divulgou uma entrevista com um suposto ex-agente da CIA na qual este afirmou, sem provas, que Bin Laden havia morrido doente em 2006 e que as forças americanas simplesmente encontraram seu túmulo secreto.
“Vi hoje (quarta-feira) na internet uma parte de sua entrevista com uma pessoa que contava uma interessante história sobre Bin Laden. É verdade ou não?”, perguntou o presidente ao jornalista.
“Segundo ele, sim”, respondeu o jornalista.
“Nesse caso, os americanos têm com o que se preocupar”, cutucou Medvedev.
O presidente russo classificou de “importante êxito” a operação americana que eliminou Bin Laden, apesar de alguns meios russos, que geralmente dão credibilidade a todo tipo de teoria conspiratória, insistiram nas incoerências da versão oficial.
alf/dm