O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta terça-feira, 29, que o governo brasileiro está dialogando com a Embraer sobre meios de preservar a empresa dos efeitos da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para produtos do Brasil.

+ Trump decidirá sobre acordos comerciais até sexta, diz secretário de Comércio dos EUA

“A Embraer sabe que tudo que poderá ser feito e ao nosso alcance vamos fazer”, afirmou, acrescentando que uma das medidas poderia ser uma oferta maior de crédito à fabricante de aviões, que analistas citam como uma das empresas mais afetadas pela tarifa dos EUA prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

Em meados do mês, o presidente-executivo da companhia, Francisco Gomes Neto, afirmou que a tarifa de 50% por Trump pode ter um impacto na receita da Embraer semelhante ao da crise da Covid-19. Os Estados Unidos são o principal mercado da Embraer.

Neto disse naquela ocasião, em entrevista a jornalistas, que as tarifas podem causar cancelamentos de pedidos, adiamentos de entregas e diminuição de investimentos, além de possíveis reduções na força de trabalho, gerando um custo adicional de cerca de US$ 9 milhões por avião exportado aos EUA.

Costa Filho falou em evento de anúncio de obras no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

“Ativamente engajada”

A Embraer informou que está “ativamente engajada” com as autoridades para buscar restaurar a alíquota zero para as exportações de aeronaves para os Estados Unidos.

“Continuamos confiantes de que os governos brasileiro e dos EUA chegarão a um acordo satisfatório para ambos os países, retomando a isenção de tarifas para o setor aeronáutico”, informou a companhia por meio de nota.

A empresa também afirmou que vê com preocupação o risco de os Estados Unidos elevarem suas tarifas, pois poderia “impactar significativamente” a receita e investimentos futuros da empresa, bem como os clientes e fornecedores da companhia nos EUA.

“Qualquer impacto material será informado durante nossa teleconferência de resultados financeiros do segundo trimestre, marcada para o dia 5 de agosto.”