28/11/2018 - 11:51
A brasileira Embraer está no centro das atenções no mundo da aviação com o lançamento do novo modelo E190-E2, também chamado de Profit Hunter. Com pinturas arrojadas de tubarão-branco, tigre e águia, a nova aeronave da família E2 é destaque nas principais feiras de exibição mundial.
Porém, não é apenas o design provocativo que desperta o interesse das grandes companhias de aviação. A distribuição da área interna, com maior espaço entre os assentos e um compartimento para bagagens de mão mais amplo, são alguns dos diferenciais do novo modelo da empresa nacional.

“Preservar o espaço pessoal dos passageiros é o objetivo”, afirma Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing da Embraer, à CNN.
O formato mais amplo das janelas garante maior claridade ao interior da aeronave. Já o bagageiro está 40% maior, criando mais comodidade, enquanto novos assentos garantem maior conforto para as pernas.
Os interiores do Profit Hunter visam uma “sensação de cabine de fuselagem larga” para “dar aos passageiros a impressão de ter mais espaço, ou de estar em uma aeronave maior”, ressalta Silva e Souza.
A Embraer manteve no novo E2 sua característica mais marcante diante das rivais: a ausência de assentos no meio do corredor. A aeronave foi projetada para uma fileira com quatro assentos, com dois voltados ao interior e dois para as janelas.
Competição com o Airbus A220
O novo modelo da família E2 da Embraer vem para competir com o Airbus A220. Os três primeiros exemplares do novo modelo da empresa brasileira foram entregues em abril para a Widerøe, uma subsidiária regional da Scandinavian Airlines.

Em breve, outros modelos da E2 ganharão o mercado norte-americano. Até 2021, 100 exemplares do E175-E2 serão entregues para a SkyWest, companhia que mantém parceria com a American Airlines, Delta, United and Alaska Airlines.
Outras companhias ao redor do mundo também já fizeram encomendas, como a Air Astana, do Cazaquistão, a Wataniya, do Kuwait, a chinesa Tianjin Airlines e também a brasileira Azul.