08/04/2025 - 15:29
A Embraer projeta chegar a um patamar de US$ 10 bilhões de receita líquida anuais antes do ano de 2030 e sem considerar a Eve – subsidiária da empresa focada em desenvolver eVTOLs e soluções de mobilidade aérea urbana sustentável.
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Além disso, a Embraer ainda calcula os impactos do tarifaço de Donald Trump, todavia estima que os danos devam ser reduzidos e não devem arrefecer o bom momento operacional da companhia, que registrou as máximas históricas na bolsa no mês passado.
“Não registramos grande impacto de tarifas e não achamos motivação para mexermos nas estimativas para o ano de 2025”, disse Antonio Garcia, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da fabricante de aeronaves, durante o Brazil Investment Forum, evento do Bradesco BBI que ocorre nesta terça-feira, 8, em São Paulo.
Em entrevista a jornalistas após o painel, o executivo detalhou que os impactos ‘mudam a cada dia’ e que a companhia mantém diálogo tanto com o governo brasileiro quanto com o governo americano.
“Estamos conversando com governo brasileiro para colocar a aviação brasileira em discussão. Vou dar um exemplo, vocês não ouviram falar Candá e México, com tarifas exorbitantes? Os produtos de aviação estão preservados [dessas tarifas]. [Hoje] nós compramos motor no Canadá para os EUA e não pagamos nada. Não é uma equação única.”
Olhando para a parte operacional, a empresa ainda espera, para 2025, registrar um crescimento entre 7,5% a 8,3% em termos de Lucro antes de Juros e Impostos ajustado (EBIT, na sigla em inglês).
Em se tratando de receita, a expectativa é fechar o ano com US$ 7,5 bilhões, ante US$ 6,39 bilhões registrados no acumulado do ano de 2024.
Embraer quer listar BDRs de empresa de ‘carro voador’ na bolsa brasileira
Garcia, da Embraer, ainda relatou que a companhia mira lançar BDRs da Eve no Brasil até o fim do ano de 2025.
“Queremos socializar um produto, dá mesma forma que a Embraer tem ADRs nos Estados Unidos”, disse o executivo em entrevista a jornalistas.
A Eve, braço da companhia responsável pelo eVTOL – ou ‘carro voador’ – é atualmente listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e tem uma capitalização de mercado de cerca de US$ 950 milhões.
O eVTOL foi exibido fisicamente pela primeira vez no evento do BBI e soma 2.800 unidades já na fila de pedidos já feitos.
A companhia estima que o modelo gerará US$ 14 bilhões em receita com esse volume de pedidos – que vem de 28 clientes de 9 países.
Segundo executivos da empresa, o carro voador da subsidiária da Embraer deverá fazer o trajeto entre a Avenida Faria Lima – em São Paulo – até o Aeroporto de Guarulhos em cerca de 13 minutos – trajeto que costuma levar mais de duas horas de carro.