”Bem-vindo ao melhor endereço da cidade”. É com essas palavras que a equipe do Hotel Emiliano recebe os hóspedes em sua unidade praiana, de frente para o mar de Copacabana, onde a vista é uma das mais desejadas de quem visita a Cidade Maravilhosa. A aparente falta de modéstia usada na saudação se justifica pelo aval da crítica especializada – não apenas no setor hoteleiro mas também por publicações de arquitetura e decoração.

Construído a partir de um projeto de Arthur Casas no terreno que abrigava a embaixada carioca da Áustria, o Emiliano Rio foi eleito o melhor hotel boutique de 2017 pela revista Interior Design. No mesmo ano, entrou na seleção de Melhores Hotéis Urbanos da Condé Nast Traveler. A lista de prêmios ganhou tração nos anos seguintes. E basta passar uma noite em uma de suas espaçosas suítes para concordar com a opinião dos especialistas.

Vista de Copacabana a partir de uma das suíte do hotel, que tem registrado alta ocupação desde abertura, a piscina de borda infinita e o luxuoso banheiro, com sanitário japonês (Crédito:Divulgação )
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Para o sócio-proprietário e CEO do Grupo Emiliano de Hotéis, Gustavo Filgueiras, o reconhecimento internacional se deve a uma combinação de fatores. “Embora seja um hotel com 90 acomodações, é muito exclusivo”, afirmou Filgueiras à DINHEIRO. “A gente tem um contexto de experiência muito personalizada e um atendimento ao cliente com uma eficiência que incorpora a expertise do hotel de São Paulo, com as vantagens que a localização no Rio oferece”, disse, citando a disputada piscina na cobertura com borda infinita e deck molhado que permite uma vista deslumbrante do Leme ao Forte de Copacabana e o bar privativo montado na areia da praia como atrativos adicionais para hóspede que busca uma experiência outdoor com a cara do Rio.

Recentemente, como forma de aproveitar ainda melhor sua privilegiada localização, o Emiliano Rio lançou a experiência Jantar da Lua Cheia no rooftop, com menu assinado pelo talentoso chef Camilo Vanazzi e harmonização de vinhos do premiado sommelier Luís Otávio Álvares Cruz. A experiência gastronômica começa ao nascer da Lua e tem como cenário a maravilhosa vista da praia. O menu harmonizado custa R$ 745 por pessoa (mais 15% de serviço).

O sócio-proprietário e CEO do Grupo Emiliano, Gustavo Filgueiras. Depois de fincar sua bandeira na Cidade Maravilhosa, novos empreendimentos em Paraty e Balneário Camboriú (Crédito:Divulgação )

A ideia de levar para Copacabana a excelência do serviço que caracteriza o padrão Emiliano desde sua inauguração na Rua Oscar Freire, na capital paulista, nasceu durante os preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A cidade vivia um momento de renovação urbana e de reposicionamento de imagem junto ao turista estrangeiro, o que estimulou a família Filgueiras a investir pesado para criar um hotel capaz de competir com ícones como o histórico Copacabana Palace e o luxuoso Fasano, na vizinha Praia do Arpoador.

Com um posicionamento de preço equivalente ao da concorrência que busca hóspedes de alta renda, as diárias do Emiliano partem hoje de R$ 2,5 mil (para dia de semana na Deluxe King Bed Room, de 42 m2). A maior das acomodações soma 200 m2, com dois ambientes conjugados.

Em todos os quartos, a decoração é primorosa.
Há poltrona Charles Eames e sofá de couro italiano,
banheira de imersão em estilo Vitoriano inglês que se integra ao dormitório por uma pele de vidro,
e o vaso sanitário japonês traz controle de temperatura e bidê eletrônico.
As toalhas de 850 gramas são gigantes,
a roupa de cama em algodão egípcio chega a 500 fios,
e os travesseiros são recheados com plumas de gansos húngaros.

Todo esse charme é complementado por amenities da marca Santapele, desenvolvida por Carolina Filgueiras, irmã de Gustavo. Santapele também é o nome do spa no 11º andar, um verdadeiro oásis de experiências multissensoriais que harmonizam corpo e mente, focadas em três pilares: relaxante, desintoxicante e revigorante.

SUSTENTABILIDADE

Como não poderia faltar em um empreendimento desse padrão, o Emiliano Rio tem um programa de responsabilidade social e econômica baseado em um conjunto de ações que beneficia a sociedade ao gerar emprego para costureiras da comunidade local. Toda a venda é revertida para Solar Meninos de Luz, uma organização civil, filantrópica, que promove educação integral. Entre as iniciativas está a venda dos pijamas feitos a partir da reciclagem de lençóis fora de uso. O reaproveitamento chega a 90% dos lençóis por ano.

Depois de fazer história na hotelaria das duas maiores cidades brasileiras, o Grupo Emiliano pretende fincar sua bandeira em outros destinos badalados do turismo:
em Paraty, a charmosa cidade histórica do litoral fluminense;
e em Balneário Camboriú, cidade famosa pelos arranha-céus à beira-mar no litoral em Santa Catarina.

“Paraty é um projeto antigo, mas o de Balneário Camboriú deverá ser anunciado ao mercado no próximo mês”, afirmou Filgueiras. “Temos um crescimento orgânico e esse produto será uma evolução do negócio, com os mesmos pilares de excelência na qualidade do serviço.”