08/09/2017 - 20:25
O emir do Catar telefonou nesta sexta-feira ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, para manifestar seu interesse em resolver a crise diplomática bilateral que se estende há três meses, informou na madrugada deste sábado a agência estatal de Riad.
O príncipe “celebrou a disposição” de diálogo e precisou que “o anúncio sobre as modalidades deste diálogo se efetuará após a conclusão de um acordo” entre Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barein e Egito, que em bloco romperam relações com o Catar.
O telefonema do emir do Catar, xeque Tamin bin Hamad Al Thani, ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se oferecer para mediar a crise, assegurando que a disputa poderia ser resolvida “bem facilmente”.
A crise, latente, explodiu no dia 5 de junho, quando Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barein e Egito romperam relações diplomáticas com Doha.
Os quatro países acusaram o Catar de apoiar grupos extremistas e de se aproximar do Irã, grande rival da Arábia Saudita, e impuseram ao emirado sanções sem precedentes, com o bloqueio de vias de acesso marítimas, aéreas e terrestres.
Doha rejeitou as acusações e culpou os quatro países por atentar contra sua soberania.