Uma pesquisa com mais de 7 mil pequenos e médios empreendedores sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Pais apontou que a maioria (89%) afirmou estar otimista em relação à data comemorativa. Principalmente os bares e restaurantes (32% dos participantes da pesquisa), seguido por lojas físicas e online, que vendem itens de calçados e acessórios (10% dos respondentes).

“Destes pequenos e médios empreendedores, quase 1/3 espera um crescimento de 20% nas vendas nesse período, enquanto 31% e 11% estimam um incremento de vendas em até 10% e em até 15%, respectivamente”, conta Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para empresas do Mercado Pago, responsável pela pesquisa.

+ Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,6 bilhões em vendas, estima CNC

A aposta para vender mais na data está no tíquete-médio maior: 32% dos entrevistados esperam que os presentes, sejam estes experiências ou produtos, tenham um valor médio de R$300. E, para alavancar as vendas na data, as PMEs estão preparando, principalmente, ações promocionais, como descontos progressivos e pacotes de produtos com valores mais baixos.

“Entre as ações para atrair mais clientes, quase ⅓ deles estão usando a tática de descontos progressivos: quanto mais comprar, maior será o desconto, 24% estão criando pacotes de produtos diversos com valores mais baixos e 21% estão usando o tradicional compre um e leve dois”, conta o executivo.

Em relação a preparação quanto aos meios de pagamento para garantir as vendas, das PMEs que têm negócio físico, 95% afirmam que utilizam maquininha de cartão e acreditam que esse é o meio mais rápido para vender. Além disso, 70% acreditam que a agilidade do pagamento por aproximação e preferência dos clientes pelo meio de pagamento são grandes aliados para aproveitar a sazonalidade e ampliar a conversão.

“As PMEs, cada vez mais, olham para as necessidades de seus clientes e investem em melhorias para atendê-los. Aceitar cartão, por exemplo, acaba sendo um fator de decisão de compra do consumidor. Para comprar um presente, o cliente geralmente considera se é possível parcelar a sua compra”, reforça Davanço.

Nesse contexto, é justamente o cartão de crédito a grande aposta dos lojistas. Para 46% deles, essa será a principal forma de pagamento para o período. Logo em seguida, aparece o Pix, mencionado por 34% dos pequenos e médios empreendedores.