A inteligência artificial (IA) já chegou às entrevistas de emprego, como mostram vídeos que se tornaram virais no TikTok neste mês.

+Saiba quais são as principais empresas na corrida da inteligência artificial

+Google lançará nova ferramenta de busca com IA aprimorada

Em um vídeo com mais de 7 milhões de visualizações, um candidato mostra como se vestiu com uma roupa social e ajeitou uma câmera para gravar os bastidores, mas acabou registrando seu encontro com um robô que apresentou falhas quando deveria conduzir a conversa para seu processo seletivo.

O jovem Leo Humphries conta no vídeo que se preparou pensando que a entrevista seria feita por um ser humano. “Depois de meses tentando, você finalmente consegue uma entrevista para o seu trabalho dos sonhos e isso é o que acontece”, ele lamenta. Apesar de não divulgar a empresa, ele afirma se tratar de uma “grande companhia”.

Ao perceber uma voz robótica, Humphries checa seu e-mail. Segundo o TikToker, a mensagem afirmava que a entrevista seria conduzida por um “gerente de contratação”. Para piorar sua situação, o robô trava e passa a repetir incessantemente palavras desconexas.

“Nesta altura, eu já estava esperando alguém me dizer que era uma pegadinha”, segue Humphries, que tenta falar com a IA. A máquina, no entanto, permanece travada. Por fim, o robô agradece pela participação e encerra a entrevista, sem que Humphries consiga responder qualquer pergunta.

Alguns dias depois, ele recebeu uma mensagem agradecendo por seu tempo e dizendo que ele não havia conseguido o emprego.

Assista ao vídeo:

Em outra publicação, Humphries conta que a empresa o procurou após a história viralizar A companhia pediu desculpas, disse que estava testando um novo software, e que outros candidatos também haviam reportado problemas.

O jovem se negou a dizer o nome da organização, pois não quer atrair comentários odiosos para ela. Contou, no entanto, que se trata de uma empresa de mídia em que ele poderia trabalhar em seu “cargo dos sonhos” como repórter.

O objetivo da gravação da entrevista era compartilhar com uma colega profissional de recursos humanos para que juntos pudessem avaliar seu desempenho. Depois que sua amiga viu o resultado, o propósito da gravação mudou. “Ela me disse, isso está hilário, posta.”

Mais relatos de busca de emprego

O registro feito pelo jovem não é o único no TikTok de um processo seletivo arruinado por falhas de condução de um robô. Ao digitar termos como “inteligência artificial em entrevista de emprego” em inglês na ferramenta de busca, muitos outros aparecem, em geral, gravados por falantes de língua inglesa.

Em outro deles, uma garota mostra o que deveria ser uma entrevista, porém o robô trava e repete incessantemente: “pilates barra vertical, pilates barra vertical, pilates barra vertical”. Veja:

@its_ken04

It was genuinely so creepy and weird. Please stop trying to be lazy and have AI try to do YOUR JOB!!! It gave me the creeps so bad #fyp

♬ original sound - Its Ken 🤍

Em mais um registro, um rapaz encara uma conversa de vídeo em que a IA apenas repete um som aparentemente desconexo:

@petobsessed777

Should I email them? I was expecting a real human. They didnt tell me ahead of time theyd use AI. #ai

♬ original sound - Freddie

IA ‘tira o humano dos recursos humanos’

Nos comentários dos vídeos, os usuários demonstraram grande revolta com o uso da inteligência artificial em um processo com tanto impacto na vida das pessoas e na própria organização da empresa.

“Remover os HUMANOS dos Recursos Humanos é a pior decisão de uma empresa de todos os tempos”, diz uma pessoa.

“Esse é o terceiro entrevista com IA bugada que eu vejo… a gente realmente vive no inferno”, lamenta outra pessoa. “O fato de você ter arrumado, se preparado e estar tão bem vestido… e eles nem se deram ao trabalho de fazer uma entrevista decente com uma pessoa de verdade. Que absurdo!”, reclama outro comentário.

“Isso é um reflexo direto da empresa e mostra que talvez esse não seja o melhor lugar para trabalhar, afinal. Você pode ter escapado de uma bala”, escreveu uma pessoa que afirma ser profissional de recursos humanos.

“Isso é totalmente inaceitável. A preguiça e o descaso que as empresas têm pelas pessoas é nojento. Sinto muito”, diz outro comentário de alguém que também se identifica como profissional de RH. “E ser pra uma vaga de jornalismo torna isso DEZ VEZES PIOR”, afirma outra pessoa.