12/01/2024 - 15:59
A Azul Linhas Aéreas assumiu o pódio de empresa brasileira mais pontual de 2023, segundo o relatório The On-Time Performance Review, da Cirium. Com índice de pontualidade de 85,51%, a companhia de John Rodgerson celebra pousos em até 15 minutos do tempo planejado.
O objetivo é seguir com resultados afiados em 2024: a empresa anunciou sete aeronaves Airbus A330neo na frota, investindo US$ 1,75 bilhão como passo importante para ampliar voos internacionais e de longas distâncias a partir de 2026.
+ Azul celebra 15 anos com investimento e cobranças
Em dezembro de 2023, a Azul anunciou a compra de sete novas aeronaves Airbus A330neo no aniversário de 15 anos de empresa, assim como a marca de 30 milhões de passageiros no ano e a meta de 35 milhões para 2024. Cada novo transporte tem capacidade para 290 clientes, e soma aos 160 aviões na frota e expectativa de mais 19 até dezembro deste ano.
Colaborações mais estreitas com os aeroportos e autoridades de aviação também estão nos planos para 2024, além da coleta e análise de dados em tempo real para identificar padrões e implementar medidas corretivas.
“Continuaremos investindo em tecnologia para otimizar nossas operações e identificar áreas de melhoria. Além disso, reforçaremos nossos programas de treinamento para a equipe, garantindo que todos estejam alinhados com as melhores práticas em termos de pontualidade”, afirmou Bianca Penelas, diretora do Centro de Controle Operacional da Azul, para a IstoÉ Dinheiro.
Em 2022, a Azul foi a mais pontual do mundo, tendo foco a meta de cumprir na maioria dos seus 900 voos diários.
“No último ano, dedicamos recursos significativos para aprimorar nossa infraestrutura tecnológica e operacional, com destaque para investimentos substanciais em tecnologias de última geração para otimizar as operações aeroportuárias”, reforça a diretora, que coloca os resultados nas mãos das tecnologias adquiridas, assim como na equipe de tripulantes.
Avianca no topo
O relatório da Cirium apontou a Avianca, da Colômbia, como a mais pontual do mundo, colocando a Azul em segundo lugar no ranking global. Foram 265,9 mil dos 310,8 mil voos analisados pontuais da marca brasileira. A Qatar Airlines e a Delta assumiram os próximos lugares no pódio, com 85% de pontualidade. Na América Latina, a vencedora foi a Copa Airlines, com 89,46% de pontualidade, seguida da Avianca e da Azul.