A Eve, empresa da Embraer de “carros voadores” ou eVTOLs, captou US$ 230 milhões em uma oferta liderada pela BNDESPar, subsidiária do BNDES (US$ 75 milhões), com participações da própria Embraer (US$ 20 milhões) e de outros fundos, brasileiros e americanos. Bradesco, Cantor Fitzgerald e Raymond James também atuaram na colocação da oferta.

A  Eve Air Mobility emitiu 47.422.680 ações ordinárias ao preço de US$ 4,85. Para viabilizar a entrada da BNDESPar, a empresa aprovou um programa de BDRs (ou Recibos de Depósitos Brasileiros) pelo BNDES, sendo que cada um representa uma ação ordinária a R$ 26,21 por BDR, para o total bruto de US$ 230 milhões. O fechamento da operação está previsto para sexta-feira, 15.

Os BDRs foram aprovados para listagem na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sob o símbolo “EVEB31” e serão entregues ao BNDES no Brasil.

A Eve obteve aprovação do programa de BDR Nível I por ela patrocinado, referente aos BDRs, junto à Comissão de Valores Mobiliários (ou “CVM”). O Programa de BDRs foi criado exclusivamente para viabilizar o investimento do BNDES na Eve. 

Cabine do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer, em exibição no evento Brazil Investment Forum, do Bradesco BBI
Cabine do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer, em exibição no evento Brazil Investment Forum, do Bradesco BBI

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Para onde irão os recursos?

De acordo com a Eve, os recursos brutos dos BDRs serão destinados a pagamentos de serviços prestados no Brasil, além de fins corporativos gerais, que englobam operações de financiamento, possíveis aquisições de negócios ou investimentos estratégicos e pagamento de dívidas pendentes.

“A listagem dupla da Eve nos Estados Unidos e no Brasil está alinhada ao nosso esforço contínuo para diversificar nossa base de investidores, trazendo novos acionistas de diferentes locais”, ressalta Eduardo Couto, diretor financeiro da Eve, à imprensa.

Com o isso, a Eve ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em captações desde o seu IPO. Antes do aporte, o BNDES já havia aprovado US$ 225 milhões em linhas de crédito para a empresa. Atualmente, a Eve vale US$ 1,7 bilhão na Bolsa. A ação recua 15% nos últimos 30 dias, mas sobe 134% em um ano.

Vista da cabine do eVTOL, carro voador projetado pela Eve embraer
Vista da cabine do eVTOL, carro voador projetado pela Eve (Crédito:Divulgação)

Certificação e protótipo

Em entrevista ao BRAZIL JOURNAL, o CEO da Eve, Johann Bordais, afirmou que a certificação do eVTOL (ou veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) deve ocorrer em 2027. O primeiro voo para o protótipo de engenharia está previsto para o fim deste ano. O preço de um eVTOL é de R$ 5 milhões, de acordo com ele.

O CEO ressalta que o anúncio vai gerar um aumento na liquidez das ações da empresa, o que é importante para atrair novos investidores. Bordais também espera alcançar um giro de US$ 10 milhões por dia, o dobro do que a Eve tem hoje.

“Essa captação nos dá um cash runway de três anos, o suficiente para alcançarmos a certificação [do eVTOL] e nos tornarmos uma empresa operacional.”

Projeção de eVTOL da Eve, empresa da Embraer
Projeção de eVTOL da Eve, empresa da Embraer (Crédito:Divulgação)