A empresa aeronáutica fundada pelo bilionário Jeff Bezos, anunciou a volta do seu serviço de turismo espacial depois de dois anos. Neste domingo, 19, Blue Origin vai levar seis turistas em um voo a bordo do foguete New Shepard, que será lançado do Texas a partir das 8h30 (10h30 no horário de Brasília).

A tripulação conta com o ex-capitão da Força Aérea americana Ed Dwight, que foi selecionado pelo presidente John F. Kennedy em 1961 como o primeiro candidato a astronauta negro no país ,mas que nunca teve a oportunidade de voar para o espaço, diz a Blue Origin.

Além de Dwight, também estarão no voo o investidor Mason Angel; o fundador da Brasserie Mont Blanc, Sylvain Chiron; o engenheiro de software Kenneth L. Hess; a contadora aposentada Carol Schaller; e o piloto Gopi Thotakura.

Este será o sétimo voo tripulado feito pela empresa do fundador da Amazon, que já levou 31 pessoas acima da acima da linha Kármán – a 100 km acima do nível do mar, ponto é usado para definir o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço.

O programa de transporte de passageiros endinheirados da Blue Origin foi interrompido em agosto de 2022, após um dos foguetes não tripulados da empresa sofrer uma falha em pleno voo. Em dezembro do ano passado, a empresa lançou a missão NS-24 com experimentos científicos e sem nenhuma pessoa a bordo.