O veículo interplanetário da Venturi Astrolab, chamado de FLEX, foi revelado nesta quinta-feira (10) e será usado em missões para transportar cargas e pessoas pela superfície da Lua. O plano da startup é usar o rover na Lua, mas já é trabalhada a possibilidade de viagens em Marte.

No anúncio de lançamento do veículo, a Venturi explicou que agora vai trabalhar para construir uma frota completa do veículo nos próximos 10 anos e ajudar a NASA e outras empresas aeroespaciais com planos de estabelecer presença no satélite da Terra.

+ A NASA enviará seu nome ao redor da lua. Veja como se inscrever
+ Imagens da Nasa mostram cidades ucranianas apagadas durante invasão

A sigla FLEX é uma abreviação de Flexible Logistics and Exploration, o que na tradução livre pode ser entendido como Logística e Exploração Flexível. E a ideia do rover é exatamente como sugere o nome: transportar cargas se agachando, erguendo esses materiais, para conseguir deixá-los em pontos específicos da Lua.

Mais de 1.500 kg em cargas poderão ser transportadas com o rover. Ele pode ser controlado remotamente e foi desenhado com design modular, permitindo modificações conforme a necessidade do trabalho.

Jaret Matthews, CEO da Astrolab, disse que companhias como a SpaceX e a Blue Origin desenvolveram formas de resolver o problema de transporte de longa distância e a empresa quer resolver questões de transporte local, estabelecendo logística lunar.