Na esteira do mercado de transporte limpo, a empresa britânica Artemis Technologies anunciou a balsa de passageiros elétrica mais rápida do mundo. 

O modelo chamado EF-24 vai atingir a velocidade máxima de 38 nós (70,3km/h) e um alcance de 115 milhas náuticas (213km/h) em velocidade de cruzeiro. A capacidade máxima é de 150 passageiros. 

+Meta vai deixar de contratar para ajustar orçamento, informa ‘WSJ’

O sistema de propulsão elétrica fará a embarcação voar acima da água, proporcionando uma viagem mais confortável, mitigando os efeitos do enjoo e reduzindo significativamente o impacto sobre os viajantes. 

“Nossa balsa de passageiros de alta velocidade oferece uma solução de transporte público econômica que ajuda a lidar com a poluição do ar, o congestionamento e o ruído”, explicou o dono da Artemis, o ex-velejador Ian Percy. 

As embarcações contarão com um sistema de prevenção de colisões de alta velocidade que garantirá a segurança das operações no porto e perto da costa, desviando a balsa em um caminho alterado para longe da vida marinha, vida selvagem, detritos e outros objetos na água que, de outra forma, poderiam ser obscurecidos da vista. 

A primeira viagem da embarcação será em 2024, operando entre Belfast e Bangor, na Irlanda do Norte.