Segundo a Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), através do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) relevaram que foram fechadas 675.257 empresas no 3º quadrimestre de 2023, queda de 8,7% em relação ao 2º quadrimestre de 2023.
Por outro lado, o mesmo mapa sinalizou um saldo positivo de 1.714.847 empresas abertas em 2023, com um número total de 20.798.291 empresas ativas, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI).Deste total, 93,5% das empresas são microempresas ou empresas de pequeno porte.
Empresários de diversos ramos de atividade, tem buscado atualizar seus conhecimentos, através de curtas imersões que acontecem nas principais capitais do Brasil, onde “palestrantes”, que são eles empresários que já trilharam um caminho ardo do empreendedorismo tem se dedicado a compartilhar o que aprenderam na raça, de forma técnica e prática.
Lásaro do Carmo Jr, empresário e executivo de sucesso, com seus mais de 25 anos de experiência como executivo e empresário, sendo mais de 10 anos como CEO, é um dos palestrantes.
Convidado a presidir a empresa Jequiti Cosméticos, Hydrogem Cosméticos, Jafra Internacional Cosmetics, entre outras gigantes do ramo. Lásaro, assumiu a Jequiti com 20 milhões de faturamento em 2008 e revolucionou este ramo no Brasil, entregou a empresa quando saiu com 523 milhões em vendas net, em janeiro de 2015.
“Não existe social sem capital, e nossa responsabilidade é capacitar empresários e gestores para que tenham mais lucratividade e crescimento. Tudo na vida evoluiu e a forma de aprender também. Agora os empresários querem ouvir diretamente dos profissionais que fizeram isso na pratica e não de alguém que leu em um livro.” comentou Lásaro.
A Capital Upgrade, empresa focada em imersão e mentoria em negócios, chegou em 2018 ao mercado para impulsionar novos negócios e auxiliar empresários e empreendedores, a ter mais sucesso e gerar valor para os seus clientes.
“O empresário brasileiro está acordando para entender que pode aprender e se inspirar diretamente através de outros empresários e executivos que construíram na prática. É por isso que as nossas imersões cresceram tanto nos últimos anos, pois além de aprender conceito e ferramentas que funcionam na vida real do empresário eles conseguem antecipar anos de geração de riqueza e resultados em formatos objetivos, sem melindres e sem frescura. O ensino tradicional no Brasil além de lento não reflete a realidade prática da atividade empreendedora e nós acreditamos que não deve ser assim.”, afirmou Paulo Vitor.