01/06/2010 - 9:57
Cada vez mais o patrocínio e a publicidade têm impulsionado o faturamento do futebol profissional do Brasil ? é o que mostra uma pesquisa da Crowe Horwath RCS, empresa de auditoria e consultoria.
De 2003 a 2009, o volume de recursos movimentado pelos clubes no País mais que dobrou: passou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão. A projeção para 2010, com a ajuda da Copa da África, é que esse número passe para R$ 2,1 bilhões e, até 2014, ano da Copa do Brasil, supere os R$ 3 bilhões.
Desde o início do levantamento até 2008, as receitas provenientes das transferências de atletas tiveram taxa média de crescimento de 15% ao ano. Já em relação às que vieram de patrocínio e publicidade, a alta foi de 20% ao ano em média.
Considerando o ano 2009, marcado pelos efeitos da crise financeira principalmente na Europa, importante mercado comprador de jogadores brasileiros, o faturamento dos clubes do País caiu 22%. Mesmo assim, a fatia correspondente a patrocínio e publicidade teve expansão de 29%.
?E a tendência é que essa participação cresça cada vez mais, uma vez que a profissionalização dos departamentos de marketing dos clubes tem tornado o ambiente mais propício a negócios relacionados ao futebol?, diz Amir Somoggi, diretor da área de Esporte Total da Crowe.
Eduardo Corch, diretor de planejamento da Off Field, agência de promoção focada em futebol, diz que as empresas dos mais variados setores estão mais confiantes nesse esporte como oportunidade de negócio. ?A situação está melhorando, mas, se quiserem mais investimentos da iniciativa privada, os clubes vão ter que se profissionalizar?, diz.
Acompanhe a entrevista em vídeo de Eduardo Corch:
Confira a continuação da entrevista:
> ‘Ações promocionais no futebol são as mais variadas’ – PARTE 2
> ‘Clubes brasileiros de futebol têm que se profissionalizar’ – PARTE 3