UMA PESQUISA REALIZADA PELA EMPRESA AMERICANA GENSLER, consultoria especializada em design, apon- ta que companhias com um local de trabalho bem projetado chegam a lucrar até 14% mais do que as corporações que não se preocupam com este quesito. Algumas empresas não só seguiram este conceito como foram além: investiram em sedes que se torna- ram pontos turísticos nas cidades onde se encontram. Pode pare- cer mero detalhe, mas não é. estudos mostram que as empresas que investem na arquitetura e decoração de seus prédios possuem funcionários com maior autoestima. Além da produtividade maior, a companhia também ganha em imagem corporativa, pois torna-se mais conhecida, consegue expressar sutilmente, através da arqui- tetura, os valores de sua marca. ?Ao construir prédios que se iden- tificam com suas marcas, essas companhias acabam se vendendo melhor?, diz Marcelo de Lucca, diretor da Michael Page, consulto- ria especializada em recursos humanos. dinheiro selecionou algumas das empresas que investiram em suas sedes e as torna- ram referências de arquitetura e design. Acompanhe:

 

i108871.jpg

EMPRESA: OAKLEY Arquiteto: Colin Baden Ano de construção: 1997 Investimento: US$ 40 milhões Local: Foothill Ranch, Califórnia

 

i108872.jpg

 

 ATEMPORAL

Quando Jim Jannard, fundador da grife Oakley, chamou Colin Baden, um arquiteto do Arizona, para desenhar a sede da empresa na Califórnia, ele pediu um projeto que lembrasse o filme de ficção científica Blade runner (1982). ?Queríamos algo inesperado e divertido. Uma obra em que as pessoas não tivessem ideia se foi construída há mil anos ou daqui a mil anos?, disse à DINHEIRO Baden, que acabou se tornando presidente de design da Oakley. Com 37 mil m2 de área construída, o prédio abriga dois mil funcionários, concentrando a maior parte da produção, administração e publicidade. E como os maiores compradores da Oakley são os militares, a decoração é composta por diversos itens de guerra, como torpedos, mísseis e muito em breve um tanque soviético usado na Segunda Guerra Mundial. Hoje, a Oakley recebe mais de mil grupos de visitantes por ano.