O esperado encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Donald Trump já tem até hora marcada. Ao PlatôBR, fontes a par do assunto asseguraram que já está tudo acertado para que a reunião ocorra às 18 horas de Kuala Lumpur no próximo domingo, 26, 7 da manhã no horário de Brasília.

Essas mesmas fontes fazem uma ressalva, porém: como Trump costuma fazer alterações de agenda de última hora, só mesmo no dia será possível ter plena certeza de que o encontro, combinado pelos dois quando se viram na ONU, em Nova York, irá de fato ocorrer.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em Brasília
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em Brasília
13/08/2025 – Foto: REUTERS/Adriano Machado (Crédito:REUTERS/Adriano Machado)

+ Trump diz que tarifas salvam pecuaristas dos EUA e cita taxa no Brasil
+ Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial

Equipes de Lula e Trump estão otimistas

Tanto autoridades brasileiras quanto americanas estão otimistas. Do lado da Casa Branca, a expectativa é alta em relação ao resultado da reunião, a primeira bilateral entre os dois presidentes desde que assumiram seus mandatos. O mesmo ocorre no Palácio do Planalto. Entre os assuntos da conversa estarão, evidentemente, o tarifaço imposto por Trump às exportações brasileiras e as sanções aplicadas a autoridades do Brasil, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O presidente americano, Donald Trump (foto), e seus correligionários republicanos no Congresso enfrentam dificuldades para pôr fim à paralisação do governo federal, em meio a um impasse com os adversários democratas – AFP (Crédito:AFP)

Leia mais em PlatôBR.