21/07/2025 - 17:41
A Controladoria Geral da União (CGU) afirma que a Enel descumpriu parte do plano de contingência estabelecido para São Paulo e região metropolitana após a sequência de apagões decorrentes das fortes chuvas em novembro de 2023. “Tal falha pode afetar a agilidade no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica após eventos extremos”, diz o órgão.
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A CGU formulou seu relatório após uma avaliação de conformidade e adequação com determinações feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Recomendou-se, portanto, que a Aneel implemente um procedimento de fiscalização específico para situações de emergência”, diz o órgão.
O relatório aponta ainda que há “fragilidades na regulamentação que monitora o desempenho das concessionárias durante situações de emergência”. Como a Aneel já conduz um processo de melhoria neste regulamento, o órgão recomenda “o reforço das ações em andamento, com o aprimoramento das diretrizes para avaliação e monitoramento” das concessionárias.
A IstoÉ Dinheiro entrou em contato com a Enel. Em nota, a empresa afirmou que “reforça seu compromisso com a resiliência da rede e a melhoria contínua do fornecimento de energia, ampliando significativamente seus investimentos, com um montante recorde para a área de concessão em São Paulo entre 2025 e 2027, de R$ 10,4 bilhões”.
Relembre os apagões
Em novembro de 2023, fortes chuvas atingiram o estado de São Paulo, e mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Para reestabelecer totalmente a distribuição, a Enel demorou seis dias.
No ano seguinte, novos apagões atingiram uma quantidade ainda maior de pessoas: 3,1 milhões, segundo números divulgados pela própria empresa. O blecaute sucedeu um temporal e, novamente, a empresa demorou quase uma semana para solucionar o problema. O caso ocorreu pouco após a divulgação de um plano de emergências da Enel.
Ao longo de 2024, a quantia média de dias sem energia elétrica dos clientes da empresa foi de 10,24 horas segundo levantamento da Aneel. O fornecimento foi interrompido, em média, 4,89 vezes por consumidor.
Veja a nota na Enel na íntegra
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, em novembro de 2023, um temporal impactou 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão. Desse total, 66% tiveram o fornecimento restabelecido em até 24 horas e 86% em até 48 horas. Em outubro de 2024, um evento climático ainda mais forte, que atingiu um número maior de clientes – 3,1 milhões, contou com recuperação mais rápida: 80% dos afetados tiveram o fornecimento restabelecido em até 24 horas e 93% em até 48 horas.
“A companhia reforça seu compromisso com a resiliência da rede e a melhoria contínua do fornecimento de energia, ampliando significativamente seus investimentos, com um montante recorde para a área de concessão em São Paulo entre 2025 e 2027, de R$ 10,4 bilhões. O objetivo é fazer frente às mudanças climáticas. Além dos aportes substanciais, a distribuidora reforçou seu plano operacional de forma estrutural, com a contratação de 1.200 novos profissionais concluída em março.”