27/02/2025 - 16:51
Nesta sexta-feira, 27, será divulgado o resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido popularmente como Enem dos concursos.
A homologação do resultado está prevista para março, segundo informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
+‘Enem dos Concursos’: Governo divulga terceira e ultima lista de convocação para cursos de formação
Ao total, 194 listas com os resultados finais do concurso estarão disponíveis para livre acesso dos candidatos. Além disso, serão publicados, posteriormente, no Diário Oficial da União, 15 editais com os resultados finais do CPNU.
Veja como consultar?
Os resultados com as notas finais estarão disponíveis na área do candidato. Onde as pessoas poderão consultar os resultados finais individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu.
Estarão disponíveis as seguintes informações:
Nota na Prova Objetiva
Nota na Prova Discursiva
Nota na Avaliação de Títulos
Resultado de Bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena)
Nota Final Ponderada em cada cargo
Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital).
Entenda como as notas são calculadas
Após o curso de formação, para os que tenham o caráter eliminatório e classificatório, a nota final será obtida a partir de um cálculo que considera a soma das notas ponderadas das provas objetivas de conhecimentos gerais (P1) e de conhecimentos específicos (P2); mais a nota obtida na prova discursiva; mais a nota da avaliação de títulos – quando houver, com a nota final estabelecida para o curso de formação, conforme regulamento específico publicado anteriormente.
Para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, a nota do curso de formação será apenas classificatória para os candidatos aprovados no curso de formação, já que para essa cargo a etapa é eliminatória.
Em casos de empate, o novo edital também define critérios preferenciais que obedecerão a ordem de idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição, prevalecendo o de idade mais elevada. Os desempates obedecerão a ordem da maior nota no curso de formação; o maior número de pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; e o maior número de pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais. Os últimos critérios de desempate são ter atuado em júri popular, ter prestado serviço eleitoral voluntário e maior idade.
Ao todo, nove cargos exigem curso de formação, com duração que varia de 580 horas a 140 horas. A etapa é presencial para oito dos cargos e a exceção é para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, para o qual haverá modalidade híbrida.
Após a conclusão do curso de formação, será publicada uma lista de classificação final dos candidatos aprovados no concurso, dentro do número de vagas imediatas. Confira aqui o edital completo.