11/01/2024 - 10:51
A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o concurso público unificado, conhecido como ‘Enem dos concursos’, deve ser realizado a cada dois anos. Neste ano, a primeira edição, que teve o edital publicado na quarta-feira, 10, oferecerá 6,6 mil vagas. A expectativa é de que haja entre 2 e 3 milhões de inscrições.
O Concurso Público Nacional Unificado terá provas em 217 cidades, em todas as unidades da federação, e terá 6.640 vagas no serviço público federal, sendo 21 órgãos diferentes. Os editais do concurso trazem, entre outras informações, os conteúdos das provas e os critérios de classificação e desclassificação.
“A lógica do concurso público é que tenhamos servidores com a cara do Brasil. Vimos que muitos concursos autorizados eram realizados só em Brasília, e isso limitava a capacidade da população de prestar” afirmou Dweck.
Quando será a prova?
As inscrições serão do dia 19 de janeiro até o dia 9 de fevereiro e a realização da prova será no dia 5 de maio em dois turnos, manhã e tarde. A inscrição é única para o certame.
Quais os órgãos e cargos do Concurso Unificado?
O Ministério da Gestão, organizador do concurso, responde pela maior parte das vagas ofertadas, com 1.480 em diferentes carreiras. Saiba quais são os órgãos que aderiram ao Concurso Público Nacional Unificado e as vagas por carreira aqui. Veja órgãos com maior número de vagas:
- Ministério do Trabalho e Emprego – 900 vagas
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 742 vagas
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 620 vagas
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 296 vagas
- Ministério da Saúde – 220 vagas
Onde a prova será aplicada?
O Concurso Público Nacional Unificado terá provas sendo aplicadas simultaneamente em 217 cidades. Veja aqui a relação completa.
A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades.
Na região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
No Nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.
Já na região Centro-Oeste, o CPNU alcançará 20 municípios, distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.
A ministra reforçou que mais três cidades foram incluídas desde oúltimo anúncio: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Ela explicou que, com isso, 94% da população brasileira estará até 100 km de um local de prova.
Quem vai organizar o Concurso Público Nacional Unificado?
A Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. A assinatura do contrato entre a Fundação Cesgranrio e o MGI deve ser realizada até o fim de novembro.
Veja aqui o calendário completo do Concurso Público Nacional Unificado:
- Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
- Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
- Aplicação das Provas: 05/05/2024
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
- Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
- Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
Preço da inscrição
Na coletiva foi confirmado que o valor das inscrições para o processo será de R$ 60 para nível médio e R$ 90 no nível superior. Beneficiários do Bolsa Família, doadores de medula óssea, pessoas que são ou tenham sido bolsistas do ProUni ou financiadas via Fies terão isenção.
Como vai funcionar os blocos temáticos?
O candidato terá que escolher um dos blocos temáticos na hora de fazer a inscrição, o que vai interferir nas vagas que ele vai concorrer. Os blocos são sete: Infraestrutura, exatas e engenharia; Tecnologia, dados e informação; Ambiental, agrário e biológicas; Trabalho e saúde do servidor; Educação, saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores econômicos e regulação e Gestão governamental e administração pública.
Reserva de vagas
Serão reservadas 20% das vagas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. Na Funai, 30% das vagas serão reservadas para pessoas indígenas.
Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo