O CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), também conhecido como “Enem dos Concursos”, será realizado no dia 5 de maio em 228 cidades.

Para garantir a lisura do processo aos 2,1 milhões de candidatos, a organização adotou medidas de segurança para a aplicação da prova. Confira abaixo.

+ ‘Enem dos concursos’: saiba o que o candidato pode e não pode levar

Caderno de provas: a primeira medida prevê que os candidatos não poderão levar os cadernos prova após terminarem o teste. A medida tem com finalidade “evitar a ação de grupos criminosos que fraudam o processo com uso de ponto eletrônico”.

Exame grafológico e coleta de digitais: haverá coleta de digitais e exame grafológico no momento em que os inscritos estiveram nas salas. Os candidatos irão preencher o cartão de resposta com seus dados, assinar e escrever uma frase, que é o exame grafológico. O novo processo tem como meta garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que irá tomar posse do cargo.

Cartão de confirmação: não será possível fazer qualquer anotação no cartão de confirmação da inscrição.

Celulares: o candidato deverá desligar o celular e qualquer outro equipamento eletrônico, assim como deixá-lo lacrado dentro de embalagens, que serão fornecidas por fiscais e aplicadores de provas – caso contrário, o candidato será eliminado.

Detectores de metais: os locais de prova contarão com detectores de metais e de ponto eletrônico.

Para Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do Concurso Público Nacional Unificado, as medidas “foram adotadas por sugestão dos órgãos de segurança, como a Polícia Federal e a Agência Brasilieira de Inteligência  (Abin), que estão juntos com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na elaboração desse que será o maior concurso público da história do pais”.

Dia da prova

Os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). No turno da manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.

Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas (de múltipla escolha) e uma redação.

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas (de múltipla escolha) de conhecimentos específicos.

Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas (de múltipla escolha). As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

O PDF com os cadernos de provas serão divulgados a partir das 20 horas, do próprio dia da aplicação das provas (5/5), no site do Ministério da Gestão e da Inovação.

 Confira abaixo os horários de realização do CPNU:

Turno matutino 
Abertura dos portões:7h30 
Fechamento dos portões:8h30 
Início da aplicação: 9h 
Duração da prova:
2h30 
Turno vespertino
Abertura dos portões:13h
Fechamento dos portões:14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova:
3h30