Uma oportunidade única de negócios, uma promoção imperdível de um produto, um pedido de dinheiro de um número com a foto de um amigo ou familiar. Um golpe financeiro pode ter diversas caras e as instituições financeiras estão cada vez mais de olho nisso. 

No mercado financeiro, as expressões fraude e golpe têm significados diferentes. A primeira se trata de um prejuízo para o consumidor causado por uma invasão do sistema ou se uma vulnerabilidade técnica do aplicativo. Já o golpe se trata da combinação entre a ação dos criminosos e a participação fundamental da vítima. 

+Pix já é mais popular que todos os outros meios de pagamento no Brasil, afirma Campos Neto

Por conta dos métodos cada vez mais complexos adotados pelos golpistas, muitos já chamam a prática de engenharia social e as empresas estão cada vez mais olhando para esse tipo de golpe. 

“A ideia é justamente provocar na vítima um sentimento de querer retribuir. Esse golpe é muito difícil de ser detectado porque geralmente quem aplica tem muita informação a respeito da vítima, e as redes sociais acabam sendo essenciais para isso”, explicou Osmany Arruda, professor de Sistemas de Informações da ESPM. 

Área antifraude cada vez mais plural

Nesse cenário de golpes em que o usuário é parte fundamental na hora de ceder seus dados ou realizar transferências fraudulentas, o desafio dos bancos e fintechs aumenta ainda mais. Por conta disso, o setor antifraudes está cada vez mais multidisciplinar. 

“Trabalhamos com uma combinação de análise de dados, inovação e times multidisciplinares para estarmos à frente da ação dos maus atores, que se tornam também cada vez mais complexas”, afirmou o Nubank. 

Inteligência Artificial como aliada

As novas ferramentas de Inteligência Artificial também são aliadas das empresas e clientes contra os golpes de engenharia social. O Mercado Pago é uma das fintechs que estão usando técnicas de machine learning e IA generativa para identificar a tentar combater a ação dos criminosos. 

A companhia reforça que todas as transações que passam pela plataforma têm mais de 5 mil variáveis analisadas para garantir que seja uma transação idônea. O banco também conta com uma parceria com a Open AI, dona do Chat GPT, para dar previsibilidade às operações e coagir a ação de fraudadores.

“O Machine Learning foi o primeiro passo da Inteligência Artificial. Agora, atuamos com um modelo de plataforma fechada dentro de um robusto sistema de proteção de dados, em que a IA generativa é aplicada em prol de criar mais agilidade, personalização ao atendimento ao cliente e segurança”, explica Allan Buscarino, Gerente Sênior de Segurança da Informação do Mercado Pago. 

Campanhas de conscientização

Grande parte dos golpes cometidos usam centrais telefônicas falsas ou mensagens via WhatsApp ou SMS se passando como se fossem do banco. Itaú Unibanco e Bradesco, dois dos maiores bancos privados do país, contam com centrais de relacionamento onde clientes podem alertar sobre mensagens suspeitas recebidas.

O Bradesco disponibiliza o evidencia@bradesco.com.br para qualquer cliente que receber um SMS ou mensagens que julgarem suspeitas. O banco também afirmou que a equipe antifraude derruba sites falsos diariamente. 

Já o Itaú afirmou que mensagens de texto SMS ou ligações solicitando qualquer documento, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências de recursos não são práticas da instituição, portanto, não devem ser seguidas como orientação. 

Confira outras ferramentas antigolpes dos principais bancos

Nubank: Alerta de golpe, que sinaliza, via notificação no próprio app e antes da conclusão da operação, caso o cliente esteja prestes a confirmar uma transação para uma conta suspeita.

Mercado Pago: funcionalidade Pessoa de Confiança, uma função que permite que o usuário adicione uma pessoa de confiança para relatar a perda ou o roubo do aparelho celular.

Itaú: disponibiliza a página itau.com.br/segurança com dicas sobre o tema.

Bradesco: mantém o e-mail evidencia@bradesco.com.br para que qualquer mensagem suspeita possa ser encaminhada pelos clientes. 

Caixa: mantém o site e o telefone 0800 726 0101 para que o cliente possa denunciar um golpe. 

Banco do Brasil: disponibiliza o site com dicas. 

Santander: mantém o site com dicas de como proceder em golpes como boleto falso e contatos de golpistas via falsa central telefônica.